O que é suspensão ativa?

13 set 2016                   0 Comentário suspensão ativa

Para as pessoas com mais de 30 anos esse nome é familiar, por ter sido tema de muita polêmica no tempo em que a Fórmula 1 era uma paixão no Brasil. As Williams, então desejadas por Ayrton Senna, eram os carros da moda justamente por contarem com essa tecnologia, que hoje ainda é de ponta nos carros de passeio! À época, o tema foi muito polêmico, já que apresentava grandes vantagens frente aos concorrentes que tinham suspensões passivas. Mas o que exatamente é essa tecnologia?

Na suspensão ativa, o controle vertical da suspensão é controlado por sensores que enviam informações ao computador de bordo a fim de reunir informações precisas sobre a condição da estrada e, assim, trazer com precisão elementos como altura e consistência da suspensão. Na passiva, o ajuste é único, executado de maneira a se obter o melhor resultado do conjunto de molas e amortecedor. Na ativa não é a estrada quem determina a reação da suspensão, é ela quem determina como o carro vai se comportar diante das condições, transmitindo muito menos impacto à cabine.

Na suspensão ativa é possível, por exemplo, alterar a altura do carro de acordo com as necessidades da estrada. Se for um piso irregular, ela enviará comandos para que tudo se ajuste para receber os impactos inerentes ao local. Esse sistema é tão eficiente que ele não apenas dissipa a energia dos movimentos transpostos à suspensão, mas também é capaz de se energizar para melhorar a percepção de segurança e conforto.

Por que nem todos os carros têm suspensão ativa?

Um dos maiores problemas é a quantidade de peças envolvidas. A suspensão ativa tem tudo que a passiva tem, e ainda conta com componentes eletrônicos que elevam o custo de manutenção. Por isso, o sistema que surgiu no fim da década de 1980 ainda é considerado de alto luxo.

Manutenção automotiva é na Dinamicar Pneus

Se você procura um centro automotivo no Rio de Janeiro capaz de resolver problemas de suspensão, seja ela passiva ou ativa, você tem na Dinamicar o local exato para isso. Aqui trabalhamos com peças originais, profissionais capacitados e que têm preparo para manutenção automotiva em carros de todas as naturezas. Seja popular ou de luxo, o seu lugar é aqui! Vem!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.