AS MELHORES LOJAS DE PNEUS DO RIO DE JANEIRO

O que fazer quando vaza óleo do motor

22 ago 2012                  0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Quem possui um carro, velho ou novo, seja a marca que for, certamente já passou pelo problema de ter algum vazamento do óleo que lubrifica o motor. É uma situação bastante desagradável. Não apenas por ser um acontecimento que não se resolve em casa, mas também por esse lubrificante, que se espalha pela parte inferior do carro, estragar com rapidez qualquer tipo de borracha da suspensão e quadro do motor. Não se deve esperar a troca de óleo para verificar o problema.

Como funciona e o que compõe o motor de um carro

 
Junta do cabeçote

Para entender como o problema pode aparecer, devemos entender como funciona o sistema: o motor do carro é dividido em duas partes: cabeçote e bloco. O cabeçote é a parte onde ficam as válvulas que promovem durante seu ciclo rotacional, a entrada do combustível para queima e a posterior saída dos gases processados dento dos cilindros, que seguem para a descarga, completando, assim, os quatro tempos que o motor desempenha. No cabeçote observa-se a presença de uma junta entre a peça e sua tampa.

No bloco acontece o movimento do resultado do processamento do combustível no cilindro. É no bloco que estão presente as bielas e a árvore de manivelas, chamada virabrequim, que fazem o sistema girar o volante do motor. Assim, irá transmitir esse movimento para o câmbio, que, por fim, dará vida às rodas e pneus do carro. Entre essas duas partes há uma junta que promove a vedação do sistema. Além disso, no bloco, existe uma junta que veda a peça e o depósito de óleo, o cárter.

As possibilidades de vazamento

 
Carter do motor

Quando o vazamento aparece, o normal é procurar uma loja especializada, como a Dinamicar Pneus, para uma análise do problema. O mais normal é que a perda se apresente pela junta do cárter. Essa peça resseca mais facilmente com o tempo e, fatalmente, sem manutenção, irá promover essa problemática. Entretanto, a questão pode não ser tão simples.

Quando a junta que liga o cabeçote ao bloco queima, além de haver mistura entre óleo e combustível – que irá causar sérios danos à maquina –, pode jogar óleo para fora, provocando perda do líquido lubrificante. É importante, acima de tudo, verificar sempre o nível do óleo do motor. Pode haver vazamento pela junta da tampa do cabeçote. Fique ligado! Seu carro merece.

 

LEIA MAIS

Pista molhada

Condutas de direção com p

Dirigir em condições normais é uma ação que exige total atenção e perícia do motoristas. Em casos de condições climáticas adversas, essa atenção deverá ser redobrada, ainda.

Motor turbo

Como funciona um motor tu

Os carros turbinados são sinônimo de alta potência e desempenho. A instalação do turbocompressor proporciona um maior rendimento do automóvel, sem a necessidade de aumentar o tamanho.

IPVA Dinamicar

Para onde são destinados

Os proprietários de veículos pagam impostos como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e.