Obrigatoriedade do uso do extintor ABC é novamente adiado

18 jun 2015                   0 Comentário Extintor automotivo

Para os motoristas que ainda não conseguiram comprar o modelo de extintor ABC, o prazo foi prorrogado para o dia 1º de outubro. O adiamento da obrigatoriedade do item de segurança deve-se à grande procura e falta do produto nas prateleiras das auto peças e concessionárias autorizadas.

A decisão de ampliar o prazo foi tomada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), após um pedido do ministro das cidades, Gilberto Kassab. O órgão decidiu por adiar a obrigatoriedade por 90 dias, prazo para dar tempo às lojas de produtos automotivos para reabastecerem os seus estoques com novas remessas de extintores do tipo ABC.

A prorrogação do prazo foi uma exigência da Abiex

O novo prazo foi acordado em reunião realizada pelo Contran na última quarta-feira (17/06) e publicação no diário oficial. A prorrogação do prazo também foi uma exigência da Abiex (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão), que havia alegado estar com uma demanda muito grande do produto para ser fabricado e pouco tempo hábil para abastecer o mercado devido à grande procura.

Extintores do tipo ABC são mais eficazes no combate a incêndio

Os extintores do tipo ABC são mais eficazes no combate a pequenos focos de incêndio do que os do tipo BC. O novo modelo apaga com maior facilidade incêndios em materiais como madeira, plástico e tecidos, materiais comuns no interior dos veículos. Quando a lei estiver em vigor a partir de 1º de outubro, o motorista que for flagrado trafegando sem o extintor será multado no valor de R$127,69, além de perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O novo modelo de extintor terá validade de cinco anos. O adiamento do prazo não desobriga o motorista de fazer uso do modelo antigo BC em plenas condições de funcionamento. O condutor que for parado em blitz e não estiver com o carro equipado com o mesmo poderá ser multado.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Ao adquirir um extintor fique atento à data de fabricação e à validade do produto. Em média o prazo é de cinco anos. Não efetue a compra caso haja sinais de raspagem ou adesivos colocados por cima do local reservado para a data. A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus em Nova Iguaçu e em outras localidades. Conheça todas nossas filiais: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar