Perigos de permanecer dentro do veículo durante o abastecimento

29 jun 2015                   0 Comentário GNV

Caso você possua um veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV) é preciso ficar atento a algumas orientações básicas na hora de abastecer. De acordo com a lei municipal 5.783/2014 é proibida a permanência de pessoas dentro do veículo durante o processo de abastecimento, mas ao pararmos em um posto de combustível, percebemos que a lei não está sendo levada a sério.

É proibido por lei permanecer dentro do veículo durante o abastecimento

É comum motoristas abastecerem o cilindro de gás e permanecerem a bordo do veículo, dizendo desconhecer a lei ou que o processo de abastecimento não oferece perigo. No ano de 2014 duas crianças, ambas com 9 anos de idade, morreram após a explosão de um carro em um posto de gasolina no Rio de Janeiro.

Quem é responsável por orientar os clientes

Esse trágico acidente poderia ter sido evitado caso o posto de gasolina tivesse orientado os seus funcionários a alertarem seus clientes sobre os perigos de permanecerem dentro do veículo durante o abastecimento. O não cumprimento da lei em orientar e não fazer o atendimento caso o mesmo se recuse a sair do carro, pode acarretar ao estabelecimento uma multa no valor de R$ 500,00. Em casos de estabelecimento reincidente, o valor poderá duplicar.

O posto de gasolina não é uma extensão das vias urbanas

Gás Natural Veicular

O posto de combustível não oferece nenhum perigo aos clientes quando as normas de segurança são seguidas. Os motoristas precisam ter consciência de que os postos não são uma extensão das vias urbanas, e que devem agir de forma diferente de como agiriam no trânsito. Os condutores que estão aguardando atendimento devem estar atentos para evitar que acidentes ocorram.

Normas de segurança ao abastecer

  • Velocidade máxima permitida dentro do posto de gasolina é de 5km/h
  • Não faça retorno usando o posto, essa atitude atrapalha o fluxo de atendimento
  • Não fume ou use o celular durante o abastecimento
  • Mantenha o motor desligado durante o abastecimento

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Manter o sistema de injeção de combustível do seu veículo revisado é muito importante, aos primeiros sinais de cheiro muito forte de combustível dentro do carro, procure um especialista e evite que o problema se agrave. A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus em Nova Iguaçu e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.