Pneus carecas e os riscos que oferecem na estrada

08 mar 2012                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Muita gente adora viajar, não? Visitar a família, os amigos, a namorada ou o namorado é sempre bom. Muitas pessoas também viajam a trabalho de vez em quando e vários trabalhadores praticamente vivem na estrada.

Infelizmente, muita gente não verifica o carro antes de pegar a estrada. Certas vezes por puro esquecimento, outras por falta de importância. Acontece que um carro é uma arma nas mãos em condições erradas. É frequente ver pessoas viajando com os pneus do veículo carecas. Pneus carecas significam pneus lisos, sem as rachaduras habituais.

pneusPneus nesse estado significam um risco altíssimo de acidente com o automóvel

 

A pressão dentro do pneu não pode ser utilizada de forma incorreta. Quando a pressão do pneu está baixa, sua área de contato com o solo muda e ocasiona o aumento do consumo de combustível e acelera o desgaste. Fisicamente falando, pneus carecas não possuem aderência ao solo. Esses fatores, além de serem prejudiciais ao carro, põem em risco a vida do motorista e de todos os passageiros que estiverem no veículo.

Pneus com pressão alta demais não compensam a sua falta. O certo é ficar no ponto certo de pressão no pneu

 

Por ser um risco para a vida dos motoristas, trafegar com pneus carecas é considerado infração de trânsito de nível grave. A multa para esse nível infratório é de R$ 127.

Para saber é hora certa de trocar os pneus, é importante observar a chamada banda de rodagem, que é onde fica o ‘desenho’ do pneu. O desgaste do limite de segurança é de 1.6 mm. Quando o desenho estiver perto desse nível, os pneus precisam ser substituídos.

Antes de viajar, deve-se lembrar sempre de verificar não só os pneus, mas o carro todo. A vida é mais preciosa que o tempo ou que qualquer horário.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.