Por que o alternador automotivo queima?

16 dez 2015                   0 Comentário alternador de carro

Diante de muitas questões dentro do sistema elétrico de um carro, o alternador automotivo não costuma dar muitos problemas e por isso, quando apresenta qualquer avaria, não costuma ter o diagnóstico imediato, ao menos que o profissional seja especialista em sistema elétrico. Sua função é alimentar o carro com energia suficiente para que todos os sistemas funcionem plenamente. É função dele carregar a bateria para que esta tenha carga suficiente para ligar o motor do carro.

Desta forma, o que poderia danificar o alternador? Primeiro caso, muito comum, é instalar acessórios à revelia. Eles geram necessidade de maior potência e passam a gastar a carga gerada, sobrecarregando a peça que precisaria de muita rotação para manter tudo ligado de maneira equalizada. A falta de giro acaba sobrecarregando e ele simplesmente perde a capacidade de gerar carga.

Bateria sem capacidade de receber carga também danifica o alternador automotivo

Esse é um outro motivo muito claro que cria problemas ao alternador. Por ter a função de carregar a bateria enquanto o motor está em uso, o alternador se encontra em apuros quando essa bateria simplesmente perde a capacidade de carregar. Isso acontece quando sua vida útil é atingida e os sintomas são relativamente fáceis de serem observados. Assim, quando seu carro começar a ter dificuldades para ligar, considere a possibilidade da troca de bateria imediata!

Contato com água e óleo podem gerar curto à peça

O alternador pode sofrer com problemas de outras peças. Por exemplo, a ruptura de uma mangueira de líquido de arrefecimento ou mesmo o contato com óleo podem ser agentes geradores de atrito ou de curto circuito, o que queima a peça!

Cuidado com a polaridade da bateria

Na troca da bateria automotiva, você pode causar um problema sério ao alternador se, na hora da montagem, você inverter os cabos positivo e negativo. Esse é outro elemento que gera curto na peça. Não é preciso nem tentar girar o motor. Você vai perceber o curto assim que conectar os cabos.

Uso inadequado de polias também danifica o alternador automotivo

A rotação do alternador, conforme já falado, é fator importante para a geração de energia compatível com os gastos dos aparelhos do automóvel. Além disso, a rotação garante a ventilação e o uso de polias inadequadas podem fazer essa rotação cair e prejudicar o funcionamento como um todo.

Portanto, antes de qualquer mudança inadvertida no sistema elétrico como a instalação de equipamentos adicionais de som, uso de caixas de som de alta potência, ou mesmo a instalação de um acessório inexistente, é imprescindível consultar um especialista para equilibrar a geração e o gasto de energia no carro. Isso implica em rever o tamanho do alternador e a capacidade da bateria também, além de fios e a distribuição elétrica.

A Dinamicar Pneus cuida do sistema elétrico do seu carro!

A Dinamicar Pneus, além de garantir diversidade de marcas e modelos de pneus, ainda disponibiliza para você a revisão do sistema elétrico e a troca de bateria. Assim, você soluciona inúmeras questões em seu carro em um só lugar. Confira todos os nossos serviços e as nossas lojas. Nós estamos à sua disposição para solucionar o seu problema. Ligue para gente agora mesmo!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.