Por que carro parado por muito tempo para de funcionar?

15 set 2016                   0 Comentário carro parado

Carro é um dos equipamentos mais úteis já inventados pelo homem. Mas, da mesma forma que sua capacidade de ajudar é enorme, caso você não tenha os devidos cuidados, ele pode não ser tão útil quanto deveria. A falta de uso, por exemplo, causa grandes problemas para os proprietários. Mas você sabe o motivo que leva um carro, por vezes novo, a ficar ruim apenas por não ser usado?

Combustível: você sabia que ele tem validade?

Vamos começar do começo. É básico, sem combustível nenhum modelo atual anda. Mas o que você talvez não saiba é que gasolina tem validade. Aliás, não apenas ela. Qualquer um dos combustíveis oferecidos nos postos tem prazo para ser utilizado. A pena por deixá-lo no tanque é a perda da sua capacidade de gerar energia, ou seja, ele é detonado. Além do mais, passa a retirar detritos do tanque e, ao ser levado até o motor, pode entupir as tubulações e filtros.

Pneus quadrados

Permanecer muito tempo numa mesma posição acaba deformando de maneira intensa a cinta do pneu. Isso acontece devido ao peso deslocado sobre uma mesma porção deste pneu. Dessa maneira, o que poderá acontecer é um problema ao andar, principalmente em velocidades mais altas. Uma boa medida é, ao menos de tempos em tempos, calibrar os pneus do veículo, mesmo que ele esteja sem uso.

Motor e seu óleo lubrificante

Lembre-se que todos os fluidos têm tempo limite para uso. O óleo lubrificante, quando parado muito tempo, sem circular pelo motor, acaba enrijecendo e criando borras. Isso torna o motor muito menos lubrificado, e pode entupir os tubos de condução deste óleo. Em alguns casos, sugere-se até mesmo o uso de retíficas para a retiradas do óleo, que deixou de ser lubrificante para se tornar um problema.

Manutenção automotiva deve ser preventiva

Para evitar tais problemas, é importante fazer manutenção automotiva das peças mais importantes e evitar que o carro fique parado por muitos períodos. Mesmo que não haja necessidade, coloque o motor para funcionar e gire as rodas, já que os rolamentos também são comprometidos pela falta de uso. Lembre-se que alguns acessórios como o ar-condicionado também precisam de uso. Este, por exemplo, quando não é usado, tem suas partes ressecadas, o que acaba provocando microfissuras e causando escapamento do gás todo.

Para deixar o seu carro totalmente apto ao uso, além de colocá-lo para andar, procure ter uma loja como a Dinamicar Pneus sempre à sua disposição. Para troca de pneus, troca de óleo e muitos outros serviços automotivos, somos a sua opção no Rio de Janeiro. São oito lojas para que você não fique a pé nunca!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro