Por que em dias frios o consumo aumenta?

29 jan 2016                   0 Comentário motor-combustão

Todo motor a combustão, os mesmos que equipam o seu e todos os carros em linha, funciona com a seguinte premissa. A mistura de ar combustível. Para entender o motivo disso tudo, é importante saber que nos dias frios o ar fica mais denso, ou seja, mais moléculas no mesmo espaço. Isso faz com que o carro demande mais injeção de gasolina para a execução da mesma queima. Essa mistura ar combustível, a título de curiosidade, chama-se mistura estequiométrica.
Com o frio, a pressão dos pneus cai substancialmente. A cada 6 graus, perde-se 1% da pressão dos pneus, o que gera maior atrito e, sequencialmente, aumenta a necessidade de potência do motor para a execução do mesmo processo, manutenção da mesma velocidade.

Arrasto aerodinâmico: ele não acontece só na Fórmula 1!

A densidade do ar influencia na maneira de como a estrutura do carro irá se comportar aerodinamicamente. Ou seja, aos que pensam que isso só altera o comportamento dos carros de corrida, saibam que não é apenas lá. A queda da temperatura, como já vimos, aumenta a densidade do ar e já parou para pensar que isso faz com que haja maior dificuldade da estrutura furar esse ar mais encorpado? É exatamente isso que ocorre, o que significa mais um fator de aumento de combustível.
Ainda existe outro fator, esse importante tanto para consumo quanto para a conservação dos componentes desse motor de modo geral. Com menor temperatura, a máquina demora a entrar na rua temperatura de trabalho, o que aumenta o atrito, gerando maior desgaste ao motor e aumentando o consumo devido a essa premissa. Além disso, nos carros mais modernos, os sistemas de injeção elevam a rotação mínima para 1100 RPM para acelerar esse aquecimento.

Na Dinamicar Pneus você cuida do seu motor: faça sua revisão automotiva!

Um dos pré-requisitos para você vir até nós é se o motor está funcionando, não é mesmo? Carro sem motor não é legal. Portanto, fazer a revisão automotiva preventiva é algo que garante seu carro operando sempre! Agora que o carnaval está batendo à porta, é importantíssimo fazer a manutenção para evitar que você fique na mão nesses dias de folia. Temos sete lojas aptas a resolver todos os seus problemas. Procure-nos hoje mesmo e faça seu orçamento!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.