Por que não encher o tanque até seu limite máximo

12 fev 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Alguns motoristas não dão importância para as informações relacionadas ao combustível contidas no manual do proprietário do veículo, e na hora de abastecer acabam abastecendo de maneira errada, acreditando que o correto é o frentista encher o tanque até a borda. Esse exagero pode provocar sérios danos ao sistema de injeção do veículo.

Filtro cânister

Antes de abastecer consulte o manual de especificações técnicas do veículo

 

De acordo com a especificação técnica contida no manual do usuário, deve-se abastecer 10% menos que a capacidade máxima do tanque. Todo esse cuidado é para garantir o bom funcionamento do cânisterque fica localizado na entrada do tanque e, é responsável pela filtragem dos gases e vapores poluentes proeminentes da queima do combustível.

 

Perigos do excesso no abastecimento

 

Exceder o limite de abastecimento do tanque não traz vantagem nenhuma, nem para o carro e muito menos para o motorista. O excesso de combustível compromete o funcionamento de várias peças, ocasionado vazamento nas mangueiras de injeção e mau funcionamento do filtro cânister, pois o mesmo fica inundado, perdendo completamente a capacidade de filtragem. Para evitar maiores problemas não deixe que o frentista continue o abastecimento após o travamento automático da bomba.

Quando há excesso de passagem de combustível através das mangueiras, pode acontecer um aquecimento do sistema de injeção. O combustível chega até o filtro de carvão ativado, esfarela, e todas essas partículas voltam para o tanque comprometendo a bomba de combustível, podendo até mesmo queimá-la.

 

Cuidados para um abastecimento seguro

 

Abasteça sempre pela manhã, o horário do dia onde a temperatura está mais amena. Os depósitos de combustível dos postos ficam debaixo da terra, quando as temperaturas estão muito altas, os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso ao encher em períodos onde a temperatura esteja elevada, o litro de combustível pode não ser exatamente um litro.

Peça ao frentista que não abasteça com pressa, quanto menos pressão for exercida no tanque, contribui para a diminuição da incidência de vapores, facilitando para um abastecimento mais exato.

Não espere chegar na reserva para abastecer, quanto mais combustível tiver no tanque menos ar estará lá dentro. Consequentemente menos espaço para transformar em vapor, aumentando a autonomia do combustível.

Para os motoristas que possuem o hábito de abastecer com pouco combustível, é recomendado andar com o tanque sempre cheio e ir completando quando for necessário, pois diminui a evaporação do combustível, evitando que resíduos do fundo do tanque sejam aspirados pelo motor.

Evite pecar pelo excesso, fique atento na hora do abastecimento, que deve ser finalizado ao desarme do bico da mangueira. Tire suas dúvidas relacionadas a serviços e funcionamento do seu veículo em nossos posts, no blog da Dinamicar Pneus.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro