Primeiros socorros: como proceder em caso de um acidente de carro

02 jun 2015                   0 Comentário Primeiros socorros Dinamicar

Saber como proceder em um acidente é fundamental para salvar uma vida. O atendimento de primeiros socorros pode evitar que uma vitima fique com sequelas ou até mesmo vá a óbito. Os primeiros atendimentos prestados viabilizam o atendimento até a chegada do socorro especializado por parte do Corpo de Bombeiros. Cada acidente tem as suas características, mas a sequência de procedimentos no atendimento de um ferido serão os mesmos para todos os casos.

Mantenha a calma em casos de acidente

Manter-se calmo é o primeiro passo, ser frio nessas horas é importante para pensar em todos os procedimentos que deverão manter a pessoa ferida segura. O descontrole emocional pode colocar tudo a perder e causar mais danos. Após manter a calma, avalie a situação do acidente, faça um auto exame para verificar se você sofreu algum ferimento. Em seguida, verifique a gravidade dos ferimentos dos outros ocupantes do veículo.

Demonstre atitudes firmes

Demonstrar atitudes firmes irá transmitir confiança aos feridos que estão aguardando por socorro. Caso tenha mais pessoas que possam ajudar nos primeiros socorros, delegue tarefas e mantenha as pessoas que estão colaborando motivadas. Faça contato com as vitimas para evitar que as mesmas desmaiem, e em hipótese alguma tente mudá-las de lugar, já que qualquer movimento brusco poderá agravar ainda mais os ferimentos.

Verifique a situação dos feridos

Verifique se alguém está com dificuldades de respirar por conta do cinto de segurança. Após observar todas essas questões aguarde a chegada do socorro sem tentar remover os feridos. O atendimento a vítimas necessita de preparo e equipamentos especiais. Se você não estiver apto, não tente bancar o herói para não piorar ainda mais a situação.

Não movimente as vítimas

Mantenha a cabeça da vítima segura com as mãos até que o socorro chegue até o local, em casos de vítimas inconscientes, o quadro deve ser relatado ao serviço de emergência. Para vítimas que conseguem andar, procure um local seguro para mantê-las até a chegada do socorro.

O que não deve ser feito em caso de acidentes com vítima

  • Remover a pessoa do local
  • Retirar o capacete (em casos de acidente com motociclistas)
  • Fazer a aplicação de torniquetes
  • Dar algo de beber para a vítima

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Para evitar que imprevistos aconteçam, mantenha o seu veículo sempre revisado. Na Dinamicar Pneus contamos com profissionais especializados em veículos nacionais e importados. Aqui você encontra tudo o que o seu automóvel precisa para rodar com segurança. Visite a loja de pneus em Campo Grande, uma das nossas unidades, e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.