Principais danos causados pelo uso de combustível adulterado

Logo da Dinamicar Pneus 10 fev 2015
Comentar

 

Quando abastecido com combustível adulterado, o veículo apresenta imediatamente irregularidades no seu funcionamento. Fica mais difícil para dar a partida, o motor começa a apresentar falhas eapresenta lentidão na passagem de marchas, que aparenta estar desregulada.

Com o tempo os problemas só pioram, o veículo começa a engasgar, a perder potência, aparecem problemas na aceleração e o consumo de combustível aumenta. Esses são os principais sinais que caracterizam que o seu carro foi abastecido com combustível de procedência duvidosa.

Combustível

Carros à gasolina, álcool ou flex, sem exceção, podem ser vítimas deste tipo de golpe. É preciso estar atento aos primeiros problemas, pois trafegar com combustível irregular pode acarretar em sérios danos para a segurança do condutor do veículo e seus ocupantes.

O modo mais comum de adulteração é feito através do acréscimo de álcool hidratado (que contém água diferente do álcool anidro combustível) e solvente com poder de combustão, como aguarrás.

 

Principais problemas

 

  • Derretimento das mangueiras de combustível
  • Entupimento do carburador (no caso de carros que ainda usem o sistema)
  • Poluição do óleo lubrificante, e sobrecarga das velas e válvulas
  • Corrosão dos pistões (motores a álcool)
  • Tanques, bicos injetores, filtros e bomba de combustível são os mais afetados.
  • Perda do motor

Cuidados antes de abastecer

 

Desconfie de preços muito baixos e abasteça sempre num posto de sua confiança. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) emite um documento de certificado de qualidade aos postos devidamente regularizados, peça para o frentista mostrá-lo. Você também pode solicitar um teste que comprove a qualidade do combustível, e, caso o posto se recuse a fazê-lo ou alegue não possuir equipamento, não abasteça. O combustível adulterado é indistinguível no cheiro ou na cor, em comparação ao legítimo.

 

Usei gasolina adulterada. E agora?

 

A verificação de defeito nas partes mecânicas do veiculo por conta do abastecimento com combustível adulterado é muito difícil e complicada. O primeiro passo e esvaziar o tanque e jogar fora o combustível de procedência duvidosa. É recomendado também fazer uma limpeza completa dos bicos injetores do sistema de injeção eletrônica e verificar o estado da bomba de gasolina.

Em casos mais extremos, recomenda-se a retirada do tanque de combustível para uma limpeza completa, para remoção de resíduos que ficam presos em suas paredes e podem comprometer a alimentação do motor. Se o veículo rodou por um longo período usando o combustível adulterado, é recomendada uma revisão geral das partes mecânicas.

Se comprovadamente seu veículo foi abastecido com combustível adulterado, procure imediatamente uma oficina especializada e faça uma revisão completa do sistema de injeção. Saiba mais dicas para um bom desempenho do seu veículo no blog da Dinamicar Pneus.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!