Problemas mais comuns na parte elétrica dos veículos

15 abr 2015                   0 Comentário Sistema elétrico

O sistema elétrico dos veículos exige a mesma atenção empregada na parte mecânica e deve ser revisada periodicamente. Ele é responsável por controlar toda a energia necessária para o funcionamento dos acessórios eletrônicos, e como todo componente eletrônico, o sistema está sujeito a panes e deve ser verificado regularmente.

Problemas mais frequentes na parte elétrica dos veículos

A bateria é o componente principal do sistema, pois é a principal fonte de energia que vai manter em funcionamento todo o circuito elétrico quando o carro estiver desligado. O alternador é responsável por manter a bateria constantemente carregada, e qualquer problema na correia do mesmo poderá comprometer o funcionamento de todo sistema elétrico, fazendo com que o veículo pare de funcionar.

Quando a bateria não armazena carga suficiente, o motorista terá dificuldades em dar partida no veículo, pois a mesma não possui a energia necessária para girar o motor. Na melhor das hipóteses a origem do problema pode ser um cabo solto da bateria.

É comum acontecerem problemas relacionados aos fusíveis elétricos e se algum componente estiver queimado também pode afetar as condições de funcionamento do sistema elétrico. Problemas no sistema de ignição também podem prejudicar no funcionamento correto do veículo. Caso o fio da bobina esteja danificado, poderá ocorrer fuga de carga. Velas frouxas ou encharcadas também contribuem para a aparição de problemas do sistema elétrico.

Cuidados na instalação de acessórios

Sistema elétrico veicular

Quando for instalar algum acessório no seu veículo que envolva a parte elétrica é preciso procurar um eletricista especializado, para que não haja nenhum erro na instalação e prejudique todo sistema de fornecimento de energia.

Um dos erros mais frequentes em instalação de acessórios acontece na passagem dos fios. O cabeamento não pode passar por locais onde ficará exposto ou prensado, pois isso danifica os fios, aumentando consequentemente o risco de curto e até mesmo incêndio.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

É recomendado pelas montadoras o uso de acessórios originais, como travas e vidros de acionamento automático, pois a peça além de ter garantia de fábrica passou por diversos testes para atender os parâmetros exigidos pelo fabricante do veículo. Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus no Maracanã, uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do sistema elétrico do seu veículo.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.