Problemas mais comuns na parte elétrica dos veículos

15 abr 2015                   0 Comentário Sistema elétrico

O sistema elétrico dos veículos exige a mesma atenção empregada na parte mecânica e deve ser revisada periodicamente. Ele é responsável por controlar toda a energia necessária para o funcionamento dos acessórios eletrônicos, e como todo componente eletrônico, o sistema está sujeito a panes e deve ser verificado regularmente.

Problemas mais frequentes na parte elétrica dos veículos

A bateria é o componente principal do sistema, pois é a principal fonte de energia que vai manter em funcionamento todo o circuito elétrico quando o carro estiver desligado. O alternador é responsável por manter a bateria constantemente carregada, e qualquer problema na correia do mesmo poderá comprometer o funcionamento de todo sistema elétrico, fazendo com que o veículo pare de funcionar.

Quando a bateria não armazena carga suficiente, o motorista terá dificuldades em dar partida no veículo, pois a mesma não possui a energia necessária para girar o motor. Na melhor das hipóteses a origem do problema pode ser um cabo solto da bateria.

É comum acontecerem problemas relacionados aos fusíveis elétricos e se algum componente estiver queimado também pode afetar as condições de funcionamento do sistema elétrico. Problemas no sistema de ignição também podem prejudicar no funcionamento correto do veículo. Caso o fio da bobina esteja danificado, poderá ocorrer fuga de carga. Velas frouxas ou encharcadas também contribuem para a aparição de problemas do sistema elétrico.

Cuidados na instalação de acessórios

Sistema elétrico veicular

Quando for instalar algum acessório no seu veículo que envolva a parte elétrica é preciso procurar um eletricista especializado, para que não haja nenhum erro na instalação e prejudique todo sistema de fornecimento de energia.

Um dos erros mais frequentes em instalação de acessórios acontece na passagem dos fios. O cabeamento não pode passar por locais onde ficará exposto ou prensado, pois isso danifica os fios, aumentando consequentemente o risco de curto e até mesmo incêndio.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

É recomendado pelas montadoras o uso de acessórios originais, como travas e vidros de acionamento automático, pois a peça além de ter garantia de fábrica passou por diversos testes para atender os parâmetros exigidos pelo fabricante do veículo. Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus no Maracanã, uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do sistema elétrico do seu veículo.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro