Freios

DICAS DE MANUTENÇÃO
Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios?

O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.

Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.

Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.

As peças de fricção são:

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
  • Pastilha de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
  • Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são:

  • Cilindro mestre – é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.
  • Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.
  • Cilindro de roda – é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.
  • Pinça de freio – é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o disco.
Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios?

São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Iremos listar abaixo os mais comuns.

  • Chiado quando se freia
  • Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
  • O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
  • O pedal de freio pulsa quando acionado
  • O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
  • A luz do painel se acende
  • Os freios não tem potência

 

Tabela de controle de manutenção do sistema de freios.
Peça Manutenção Preventiva Substituição
Pastilhas A cada 10.000km Quando a pastilha estiver 70% menor que o tamanho original ou quando a luz de vaiso no painel acender
Discos Toda vez que trocar as pastilhas Quando a espessura estiver abaixo das recomendações do fabricante ou quando o disco está danificado
Lonas de Freio A partir dos 40.000km Quando estiver 70% menor que o tamanho original
Tambores Toda vez que a lona for trocada Quando o diâmetro está maior que as dimensões recomendadas pelo fabricante
Fluido de Freio A cada verificação das pastilhas A cada 15.000km ou quando algum componente hidráulico é substituído
Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão?
  • Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
  • Menor estabilidade em curvas
  • A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10% menor que o normal
  • O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
  • Maior distância de frenagem
  • Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
  • Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos

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