Profundidade ideal dos sulcos dos pneus

14 abr 2015                   0 Comentário Sulcos dos pneus

Os sulcos são as ranhuras dos pneus responsáveis pelo escoamento da água da chuva e por manter a aderência do carro ao solo. Com o seu desgaste, o escoamento fica comprometido devido à pouca profundidade dos mesmos, e então o motorista começa a sentir dificuldades na frenagem em pista molhada. O pneu “careca” aumenta o risco de aquaplanagem ( quando o motorista aciona os freios sem controle do veículo em pista molhada, deslizando no espelho d’água)

Profundidade mínima dos pneus

De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que os pneus tenham 1,6 mm de profundidade nos seus sulcos. Antes de trocar os pneus o motorista deve ficar atento às especificações técnicas exigidas pela montadora no manual do usuário. É imprescindível o uso de pneus iguais no mesmo eixo (marca e banda de rodagem), para evitar o desgaste irregular ou problemas de desempenho do veículo.

Alguns modelos de pneus possuem um indicador de desgaste chamado TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator). Quando essa marca é alcançada, está na hora de fazer a substituição.

Saiba como conservar os seus pneus

Pneus
A vida útil de um pneu varia, de acordo com o modelo e especificações técnicas, por isso, a forma mais correta de mensurar o período de troca é através da quilometragem. Fatores como tipo de piso ou o modo como o motorista conduz o veículo podem determinar tempo maior ou menor de conservação dos pneus. Portanto, convém observar as principais recomendações dos especialistas da Dinamicar Pneus:

  • Calibrar semanalmente
  • Fazer o rodízio
  • Evitar excesso de carga
  • Fazer manutenção preventiva da suspensão
  • Manter sempre os pneus alinhados e balanceados
  • Utilizar o pneu correto de acordo com o modelo do seu veiculo
  • Observar rotineiramente o indicador de desgaste (TWI)
  • Evitar contato do pneu com solventes
  • Evitar mudanças de direção e freadas bruscas

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

A profundidade dos sulcos dos pneus pode ser medida com a ajuda de um aparelho chamado profundímetro, que indica com total precisão a altura em que se encontram. A indicação do nível também pode ser percebida através da gravação de um triângulo existente na lateral do pneu que indica o desgaste máximo permitido. Faça uma visita a loja da Dinamicar Pneus na Barra da Tijuca, uma das nossas 7 lojas, e verifique como está o estado do seu jogo de pneus.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.