Profundidade ideal dos sulcos dos pneus

14 abr 2015                   0 Comentário Sulcos dos pneus

Os sulcos são as ranhuras dos pneus responsáveis pelo escoamento da água da chuva e por manter a aderência do carro ao solo. Com o seu desgaste, o escoamento fica comprometido devido à pouca profundidade dos mesmos, e então o motorista começa a sentir dificuldades na frenagem em pista molhada. O pneu “careca” aumenta o risco de aquaplanagem ( quando o motorista aciona os freios sem controle do veículo em pista molhada, deslizando no espelho d’água)

Profundidade mínima dos pneus

De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que os pneus tenham 1,6 mm de profundidade nos seus sulcos. Antes de trocar os pneus o motorista deve ficar atento às especificações técnicas exigidas pela montadora no manual do usuário. É imprescindível o uso de pneus iguais no mesmo eixo (marca e banda de rodagem), para evitar o desgaste irregular ou problemas de desempenho do veículo.

Alguns modelos de pneus possuem um indicador de desgaste chamado TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator). Quando essa marca é alcançada, está na hora de fazer a substituição.

Saiba como conservar os seus pneus

Pneus
A vida útil de um pneu varia, de acordo com o modelo e especificações técnicas, por isso, a forma mais correta de mensurar o período de troca é através da quilometragem. Fatores como tipo de piso ou o modo como o motorista conduz o veículo podem determinar tempo maior ou menor de conservação dos pneus. Portanto, convém observar as principais recomendações dos especialistas da Dinamicar Pneus:

  • Calibrar semanalmente
  • Fazer o rodízio
  • Evitar excesso de carga
  • Fazer manutenção preventiva da suspensão
  • Manter sempre os pneus alinhados e balanceados
  • Utilizar o pneu correto de acordo com o modelo do seu veiculo
  • Observar rotineiramente o indicador de desgaste (TWI)
  • Evitar contato do pneu com solventes
  • Evitar mudanças de direção e freadas bruscas

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

A profundidade dos sulcos dos pneus pode ser medida com a ajuda de um aparelho chamado profundímetro, que indica com total precisão a altura em que se encontram. A indicação do nível também pode ser percebida através da gravação de um triângulo existente na lateral do pneu que indica o desgaste máximo permitido. Faça uma visita a loja da Dinamicar Pneus na Barra da Tijuca, uma das nossas 7 lojas, e verifique como está o estado do seu jogo de pneus.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.