Protetor do Cárter: usar ou não?

02 mar 2015                   0 Comentário Protetor do cárter

A principal finalidade do protetor do cárter é evitar que o cárter, recipiente que armazena o óleo lubrificante do motor, seja atingido por pedras, lama e água. Além de proteger o reservatório de óleo, contribui para a proteção de peças como correias, alternador e compressor de ar-condicionado.

O carro perde a garantia quando instala o protetor do cárter?

Por absorver fortes impactos, no Brasil o acessório se tornou indispensável devido às irregularidades das nossas vias. Mas para alguns motoristas a peça não é tão importante assim, alguns não a instalam por receio da perda de garantia do veículo, o que não é verdade. A maioria das montadoras já disponibilizam no carro os furos para a instalação do protetor de cárter, a garantia só será perdida se for feita alguma adaptação de peça não existente no veículo.

A instalação da peça começou a ser questionada depois que a Volkswagen desaconselhou o seu uso. De acordo com a montadora, a peça pode gerar riscos para componentes do motor caso ocorra uma colisão, podendo até danificar o bujão provocando vazamento do óleo, por isso, a marca não homologa qualquer tipo de acessório sob o motor. É recomendado quando for feita a revisão periódica do veiculo, observar o estado do cárter para saber se há algum amassado ou dano, pois para esse tipo de peça não existe reparo , o que torna necessária a sua substituição.

A instalação do protetor do cárter gera alguma consequência para o veículo?

A Volkswagen optou por uma espécie de cárter híbrido com a proteção incorporada sem a necessidade de peça sobressalente. Outras montadoras como Honda, Peugeot, Chevrolet e Renault já oferecem alguns de seus modelos com o item de fábrica. De acordo com alguns especialistas, a peça é dispensável para casos de motoristas que trafegam em pistas de boas condições, por isso, se esse não for o seu caso, opte sempre por adquirir uma peça homologada pela montadora do seu veículo, pois o fabricante terá total responsabilidade pelo seu perfeito funcionamento.

Um item fora das especificações recomendadas pode comprometer a circulação de ar do motor, interferir na aerodinâmica e elevar a sua temperatura, e com isso reduzir a vida útil das peças plásticas e do lubrificante. Em casos muito extremos, a peça de má qualidade pode interferir na dinâmica do veículo e provocar acidentes. Em casos de colisões, essa interferência pode provocar o deslocamento do motor e atrapalhar no funcionamento dos air-bags.

Opte sempre por usar peças originais recomendadas pela montadora de seu veiculo. Na Dinamicar Pneus você encontra tudo o que seu carro precisa para ficar com a manutenção em dia.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.