Qual a importância do balanceamento?

22 out 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Balanceamento e alinhamento são essenciais para o carro

Foto: Reprodução Internet


 
São 4 rodas girando no mesmo sentido, com balanços diferentes. Natural, afinal não é possível achar tão facilmente um ponto neutro de equilíbrio na concepção da roda. É natural que cada uma delas gire de forma diferente e isso produza uma trepidação que incomoda a condução, transmite insegurança e, principalmente, provoca um desgaste incomum nos pneus.
 
Até os carros mais novos devem ter sempre em dia seu balanceamento, já que as ruas têm buracos e desníveis que provocam pequenos empenos nas rodas. Tudo isso gera a necessidade de comprar pneus mais rapidamente, além de prejudicar a integridade da suspensão em um todo e aumentar o consumo de combustível.

Como é o processo de balanceamento?

 
O natural é ser feito a cada 5 mil km, mas é importante observar o comportamento do carro. Ao menor sinal de trepidação, falta de aderência, e desgaste desigual é importante procurar um centro automotivo como a Dinamicar Pneus. O processo consiste em fazer a retirada das rodas e, em um aparelho específico, será identificado o ponto de desequilíbrio.
 
Após essa etapa, é introduzido pequeno contrapeso para que a roda passe a ter um balanceamento adequado para a rotação. Isso provoca suavidade aos movimentos da suspensão, conferindo conforto, segurança e economia. É importante salientar que o balanceamento só é eficaz em caso de uma suspensão sem quaisquer problemas sérios.

Não use pneus de diferentes tamanhos

 
Para que o balanceamento, bem como desgaste, alinhamento, desempenho, é muito importante que os quatro pneus sejam de um tamanho único. Além disso, é fundamental que no mesmo eixo, eles sejam da mesma marca e modelo, além do mesmo tamanho. Fique atento aos sintomas apresentados. Carro é igual a gente, até pode morrer do nada, mas, o mais comum é dar um aviso antes.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.