Qual a importância do balanceamento?

22 out 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Balanceamento e alinhamento são essenciais para o carro

Foto: Reprodução Internet


 
São 4 rodas girando no mesmo sentido, com balanços diferentes. Natural, afinal não é possível achar tão facilmente um ponto neutro de equilíbrio na concepção da roda. É natural que cada uma delas gire de forma diferente e isso produza uma trepidação que incomoda a condução, transmite insegurança e, principalmente, provoca um desgaste incomum nos pneus.
 
Até os carros mais novos devem ter sempre em dia seu balanceamento, já que as ruas têm buracos e desníveis que provocam pequenos empenos nas rodas. Tudo isso gera a necessidade de comprar pneus mais rapidamente, além de prejudicar a integridade da suspensão em um todo e aumentar o consumo de combustível.

Como é o processo de balanceamento?

 
O natural é ser feito a cada 5 mil km, mas é importante observar o comportamento do carro. Ao menor sinal de trepidação, falta de aderência, e desgaste desigual é importante procurar um centro automotivo como a Dinamicar Pneus. O processo consiste em fazer a retirada das rodas e, em um aparelho específico, será identificado o ponto de desequilíbrio.
 
Após essa etapa, é introduzido pequeno contrapeso para que a roda passe a ter um balanceamento adequado para a rotação. Isso provoca suavidade aos movimentos da suspensão, conferindo conforto, segurança e economia. É importante salientar que o balanceamento só é eficaz em caso de uma suspensão sem quaisquer problemas sérios.

Não use pneus de diferentes tamanhos

 
Para que o balanceamento, bem como desgaste, alinhamento, desempenho, é muito importante que os quatro pneus sejam de um tamanho único. Além disso, é fundamental que no mesmo eixo, eles sejam da mesma marca e modelo, além do mesmo tamanho. Fique atento aos sintomas apresentados. Carro é igual a gente, até pode morrer do nada, mas, o mais comum é dar um aviso antes.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.