Qual a diferença entre um 4×4 e um 4×2?

29 out 2016                   0 Comentário carro 4x4

Quando você vê um carro com opção de ser 4×4, você sabe o que isso significa? O termo 4×4 é a referência para carros com tração nas quatro rodas. Os mais modernos têm isso como uma alternativa. Ou seja, normalmente ele traciona apenas duas rodas, sendo 4×2 (traseiras ou dianteiras), mas com a seleção do motorista, o carro pode passar a tracionar as quatro rodas integralmente.

Quando usar tração nas quatro rodas?

Tudo se explica pela distribuição de peso. Quando você pisa no acelerador, os carros comuns só transmitem a força do motor a duas rodas de cada vez. Dependendo do terreno em que você está trafegando, essas rodas podem acabar tendo problemas para deslocar o veículo. É o que acontece na lama, atoleiros, ou ainda em terrenos acidentados. Quando você aciona o 4×4, o carro passa a distribuir a tração de maneira igual, tornando-a mais precisa e com mais torque. Assim, para vencer terrenos acidentados ou com problemas de aderência, o melhor a ser feito é usar a tração integral.

Quando não usar tração nas quatro rodas?

Ao compreender o motivo do seu uso, você poderá entender também quando não se deve acionar a tração integral. Por aumentar o torque e distribuir a força do motor pelas quatro rodas, é elementar que o carro fica mais forte nas saídas, o que, por outro lado, derruba a velocidade final do veículo. Além disso, o carro passa a ter uma direção mais pesada, já que fazer curva com um equipamento nessas condições é muito mais difícil, além de ter menor jogo para manobras.

Pneus para pick-up é na Dinamicar Pneus

Falar sobre tração 4×4 é praticamente falar sobre pick-ups. Não é apenas esse tipo de carro que detém a possibilidade de tração integral, mas foram eles que trouxeram o sistema à popularidade. Pela força proporcionada em locais inóspitos, são as pick-ups que detêm os sistemas mais avançados do mundo. Mas é preciso entender que não é só isso. Por exemplo, os pneus para pick-up são fundamentais para tração e outras atividades, como aderência no asfalto. A Dinamicar Pneus, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, traz os melhores preços da cidade para esse tipo de composto. Procure-nos em uma de nossas oito lojas e compre os seus!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.