Qual a função do rotor do distribuidor?

28 abr 2016                   0 Comentário rotor do distribuidor

O sistema de ignição é responsável pela energia que resultará na queima do combustível. Esse sistema tem diversas peças importantes que são responsáveis por cada etapa. O rotor é a responsável pela distribuição da carga gerada na bobina e que é passada ao distribuidor. Ele então repassa aos cabos de velas, de acordo com o tempo de ignição, girando no tempo certo, onde cada cilindro recebe no momento exato a centelha para a detonação do combustível admitido.

Como funciona o Rotor?

Entre o rotor e a tampa do distribuidor onde são dispostos os cabos de vela existe uma distância que a faísca percorrerá até ser enviada às velas. Nesse rotor há uma resistência que, por indução, transmite energia aos terminais na tampa do distribuidor. Por esse motivo, é fundamental que essa distância seja respeitada. Com o uso, há desgaste entre as partes, aumentando a distância e aumentando o trabalho da bobina que tem de compensar esse problema. É nesse momento em que o motor do carro começa a apresentar falhas por falta de centelha que pode provocar danos.

A bobina é responsável pela amplificação da voltagem

Em um carro, são em média 12 volts gerados pela bateria. Dessa maneira, sem a bobina, simplesmente não haveria voltagem suficiente para realizar a detonação do combustível. A peça, então, por meio de resistências, transforma essa pequena voltagem e uma tensão de 24 mil volts, aproximadamente. Da bobina essa energia é repassada ao distribuidor.

Dinamicar Pneus, seu centro automotivo!

Para solucionar eventuais problemas no sistema de ignição, a Dinamicar Pneus, que é o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, faz uma avaliação completa desse sistema e avalia a eventual necessidade de troca de peças, tais como: rotor, tampa de distribuidor, bobina, velas e cabos. Procure uma de nossas lojas e peça um orçamento para você!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro