Quando é necessária a troca do conjunto de rolamentos

16 abr 2015                   0 Comentário Rolamento de uma roda de carro

Os rolamentos são fundamentais para manter a roda funcionando com o mínimo de atrito, e do bom funcionamento do conjunto dependem o conforto e segurança dos ocupantes do veículo. Por isso é necessário que sejam feitas manutenções periódicas preventivas para garantir o perfeito funcionamento da peça.

Problemas na pavimentação das vias são um dos agravantes para o desgaste dos rolamentos

As imperfeições das estradas contribuem para a deterioração das peças de suspensão, que quando muito afetadas pela dura rotina de tráfego e tempo de uso, acabam comprometendo o conjunto de rolamentos e cubos de roda. Por estarem em contato frequente com o solo, recebem todo impacto que incide nos amortecedores e molas defeituosas, por isso as peças começam a ficar desgastadas e apresentam ruídos.

Não existe uma estimativa para o tempo de vida útil e substituição dos rolamentos de roda. A necessidade de reposição ou não da peça depende da forma como o carro é dirigido, das condições da pista que o motorista costuma trafegar e da regularidade das revisões.

A manutenção periódica preventiva contribui para aumentar a vida útil do conjunto de rolamentos

Falta de alinhamento, balanceamento e pneus em mau estado também podem contribuir para o desgaste dos rolamentos, provocando danos irreparáveis que podem deixar o carro por alguns dias parado na oficina. Em boas condições, o conjunto de rolamentos pode ultrapassar o período de 100 mil km.

Ruídos na roda podem ser ocasionados pelo desgaste dos pneus

Nem sempre o ruído da roda pode ser um sinal de desgaste no conjunto de rolamentos do veículo, é comum ao primeiro indício de ruído o mecânico condenar a peça, já que às vezes o aparente defeito pode ser um reflexo do desgaste dos pneus. O sintoma precisa ser bem avaliado para que não aconteça a substituição desnecessária da peça.

Como é feito o diagnóstico correto de defeito no rolamento

O diagnóstico preciso é feito com o auxilio de um estetoscópio, semelhante ao usado pelos médicos, com apenas uma modificação na ponta. O carro suspenso no elevador é levado a obter uma aceleração das rodas até 2.000 rpm, então o mecânico encosta a ponta do estetoscópio no cubo, para assim ter certeza se realmente o ruído está vindo do atrito dos roletes com a pista, sintomas que caracterizam se o defeito está realmente no rolamento.

Na Dinamicar Pneus você encontra tudo o que precisa para manter a manutenção do seu veículo em dia. A Dinamicar Pneus conta com a maior rede de lojas de pneus no Rio de Janeiro .

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.