Quando é necessária a troca do conjunto de rolamentos

16 abr 2015                   0 Comentário Rolamento de uma roda de carro

Os rolamentos são fundamentais para manter a roda funcionando com o mínimo de atrito, e do bom funcionamento do conjunto dependem o conforto e segurança dos ocupantes do veículo. Por isso é necessário que sejam feitas manutenções periódicas preventivas para garantir o perfeito funcionamento da peça.

Problemas na pavimentação das vias são um dos agravantes para o desgaste dos rolamentos

As imperfeições das estradas contribuem para a deterioração das peças de suspensão, que quando muito afetadas pela dura rotina de tráfego e tempo de uso, acabam comprometendo o conjunto de rolamentos e cubos de roda. Por estarem em contato frequente com o solo, recebem todo impacto que incide nos amortecedores e molas defeituosas, por isso as peças começam a ficar desgastadas e apresentam ruídos.

Não existe uma estimativa para o tempo de vida útil e substituição dos rolamentos de roda. A necessidade de reposição ou não da peça depende da forma como o carro é dirigido, das condições da pista que o motorista costuma trafegar e da regularidade das revisões.

A manutenção periódica preventiva contribui para aumentar a vida útil do conjunto de rolamentos

Falta de alinhamento, balanceamento e pneus em mau estado também podem contribuir para o desgaste dos rolamentos, provocando danos irreparáveis que podem deixar o carro por alguns dias parado na oficina. Em boas condições, o conjunto de rolamentos pode ultrapassar o período de 100 mil km.

Ruídos na roda podem ser ocasionados pelo desgaste dos pneus

Nem sempre o ruído da roda pode ser um sinal de desgaste no conjunto de rolamentos do veículo, é comum ao primeiro indício de ruído o mecânico condenar a peça, já que às vezes o aparente defeito pode ser um reflexo do desgaste dos pneus. O sintoma precisa ser bem avaliado para que não aconteça a substituição desnecessária da peça.

Como é feito o diagnóstico correto de defeito no rolamento

O diagnóstico preciso é feito com o auxilio de um estetoscópio, semelhante ao usado pelos médicos, com apenas uma modificação na ponta. O carro suspenso no elevador é levado a obter uma aceleração das rodas até 2.000 rpm, então o mecânico encosta a ponta do estetoscópio no cubo, para assim ter certeza se realmente o ruído está vindo do atrito dos roletes com a pista, sintomas que caracterizam se o defeito está realmente no rolamento.

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