Quando surgiu o freio a disco?

11 ago 2016                   0 Comentário freio a disco

Eles surgiram para suprir a deficiência com a dissipação de calor que faria a eficiência de qualquer freio ser menor. Isso acontecia nos tambores de freio que, apesar de ainda serem amplamente usados, estão dia após dia diminuindo sua participação. O freio a disco foi patenteado no início do século XX, mas foi criado no fim do século XIX e usado pela primeira vez em um carro elétrico idealizado Elmer Ambrose Sperry, realizado por meio eletromagnético. Entretanto, apenas na década de 1950 é que os carros de linha de montagem passaram a contar com o sistema, e isso aconteceu nos modelos ingleses.

Evolução da tecnologia nos freios a disco

No início do sistema, as pastilhas de freio não eram revestidas com amianto e isso causava enorme barulho da fricção do ferro com o ferro. Assim, com a aplicação do amianto como material a revestir a peça esse barulho foi reduzido, conforme hoje temos nos automóveis. O grande diferencial do freio a disco para o tambor de freio é o hiperdimensionamento da pinça frente às sapatas de freio, o que faz com que uma peça de menor tamanho tenha maior eficiência.

Manutenção no disco de freio é na Dinamicar Pneus

Seu carro já nasceu nativo do freio a disco e isso garante uma segurança operacional muito maior. Por exemplo, na descida de uma serra, o uso do freio a tambor deveria ser feito com muito mais cuidado, já que o aquecimento do sistema diminuía muito a eficiência. Logo, a segurança com o sistema a disco é muito superior, o que não reduz a necessidade de uma manutenção completa nos sistemas de discos de freios e pastilhas.

Essa manutenção deve ser constante e deve verificar a espessura da pastilha e seu desgaste, espessura do disco e sua condição estrutural, inclusive verificando se há empenos. Além disso, trepidações e ruídos devem ser reportados para que o profissional possa verificar diversos elementos. Procure uma das nossas lojas e faça a manutenção do seu freio automotivo!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.