Quando surgiu o freio a disco?

11 ago 2016                   0 Comentário freio a disco

Eles surgiram para suprir a deficiência com a dissipação de calor que faria a eficiência de qualquer freio ser menor. Isso acontecia nos tambores de freio que, apesar de ainda serem amplamente usados, estão dia após dia diminuindo sua participação. O freio a disco foi patenteado no início do século XX, mas foi criado no fim do século XIX e usado pela primeira vez em um carro elétrico idealizado Elmer Ambrose Sperry, realizado por meio eletromagnético. Entretanto, apenas na década de 1950 é que os carros de linha de montagem passaram a contar com o sistema, e isso aconteceu nos modelos ingleses.

Evolução da tecnologia nos freios a disco

No início do sistema, as pastilhas de freio não eram revestidas com amianto e isso causava enorme barulho da fricção do ferro com o ferro. Assim, com a aplicação do amianto como material a revestir a peça esse barulho foi reduzido, conforme hoje temos nos automóveis. O grande diferencial do freio a disco para o tambor de freio é o hiperdimensionamento da pinça frente às sapatas de freio, o que faz com que uma peça de menor tamanho tenha maior eficiência.

Manutenção no disco de freio é na Dinamicar Pneus

Seu carro já nasceu nativo do freio a disco e isso garante uma segurança operacional muito maior. Por exemplo, na descida de uma serra, o uso do freio a tambor deveria ser feito com muito mais cuidado, já que o aquecimento do sistema diminuía muito a eficiência. Logo, a segurança com o sistema a disco é muito superior, o que não reduz a necessidade de uma manutenção completa nos sistemas de discos de freios e pastilhas.

Essa manutenção deve ser constante e deve verificar a espessura da pastilha e seu desgaste, espessura do disco e sua condição estrutural, inclusive verificando se há empenos. Além disso, trepidações e ruídos devem ser reportados para que o profissional possa verificar diversos elementos. Procure uma das nossas lojas e faça a manutenção do seu freio automotivo!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.