Quando trocar a lona de freio

16 abr 2015                   0 Comentário Lona de Freio

O sistema de freio dos carros de passeio são responsáveis por diminuir a velocidade do veículo quando acionado o pedal. Mas esse sistema está longe de ser algo simples e requer total atenção por parte do motorista, para o bom funcionamento na hora da frenagem. O sistema de freio é um item de segurança fundamental que irá proporcionar ao condutor o tempo hábil para se desvencilhar de um acidente.

Sistema de Freios

Tudo começa no acionamento do pedal. Se o sistema estiver em ordem o carro vai reduzir a velocidade até parar. Salvo em casos de acidentes, onde pode acontecer a deformação da peça, o pedal de freio é a única peça do sistema de freio que geralmente não é trocada.

O sistema de freios é composto por servo de freio, cilindro mestre, fluído, canos e mangueiras, pastilhas, discos, lonas de freio e tambores. Neste post, daremos ênfase nos freios traseiros, explicando o funcionamento das lonas de freios e tambores e falando um pouco da manutenção desses itens.

Lonas de Freio

As lonas tem a finalidade de provocar o atrito das rodas traseiras com os tambores de freio e também são responsáveis por travar o carro quando o freio de mão for acionado pelo motorista, através dos cabos que interligam o sistema.

Geralmente, o período de troca das lonas é maior do que o das pastilhas de freio, por serem acionadas com menor frequência. Em alguns casos podem ultrapassar os 50.000 km, mas é importante a cada revisão periódica observar se há algum tipo de desgaste na peça ou prazo exigido no manual de fábrica para troca.

Os primeiros sinais de desgaste da peça que podem ser percebidos pelo motorista e indicar que é hora de substituir a peça são diminuição da capacidade de frenagem nas rodas traseiras e dificuldades para parar o carro com o freio de mão.

Tambores de Freios

Também ficam localizados nas rodas traseiras e envolvem as lonas de freio. Quando o freio é acionado a lona comprime o tambor para ajudar na frenagem do veículo. A lona é a única peça do sistema de freio que aceita retífica em casos de desgastes. É importante que esse procedimento seja feito respeitando as normas de espessura impostas pelo fabricante, para que não haja nenhum tipo de folga que comprometa a frenagem. A principal causa de desgaste da peça está ligada à deterioração da lona.

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