O que é eixo cardã?

24 nov 2016                   0 Comentário eixo cardã

Sabe aquele seu carro que tinha tração traseira, mas o motor era na frente? Então, você tem ideia de como o giro das rodas era possível, mesmo com tanta distância entre os pontos? O responsável por essa transmissão de movimento é o eixo cardã. Nos antigos Chevettes, por exemplo, ele foi muito popular, já que o modelo tinha tração nas rodas traseiras e o motor ficava sob o capô.

O sistema é bem simples e é composto por uma haste metálica e uma cruzeta central para permitir transmissão em diversas direções, além de forquilhas, que normalmente são metálicas também. Carros 4×4 também possuem eixos cardã, ligados ao diferencial, que transmite para as rodas a rotação necessária.

Peça tem durabilidade elevada

Assim como todas as peças do seu carro, o eixo cardã também deve passar por revisões, mas é um componente que normalmente pode durar centenas de milhares de quilômetros se o motorista for cuidadoso. Do mesmo modo que qualquer outra peça com engates, engrenagens e movimento, o eixo cardã deve funcionar lubrificado, e possíveis folgas devem ser observadas. Evite trancos também, já que toda a força será transmitida à peça, que irá se desgastar com maior intensidade.

Sua pick-up dura muito mais se você faz revisões periódicas

Se você quer ter uma pick-up que aguenta o seu tranco, é preciso cuidar dela. A manutenção da peça é apenas um item. Revise pneus, freios, rodas e motor. Dessa forma, você garante um carro funcional e sem despesas indesejadas, já que, com a manutenção preventiva em dia, você não tem quebras inoportunas. A Dinamicar Pneus tem revisões para diversos tipos de carros, com peças originais como pastilhas de freio, discos de freio e correias. Além disso, como você já sabe, temos os pneus baratos do Rio de Janeiro. Ligue e peça um orçamento completo, nós teremos imenso prazer em atendê-lo!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.

Amortecedor de carro

Amortecedor: qual o ideal

Seu carro já está meio molenga quando passa uma imperfeição, e você observa não ter o mesmo desempenho em frenagens ou curvas? Isso é um sinal de.

bateria de carro

Bateria tem a vida útil m

A bateria automotiva reflete bastante o estilo do motorista. Seu tempo médio de vida é de dois anos, mas a verdade é que isso pode ser diminuído.