Rachadura de longarina, o que fazer quando isso acontecer?

25 abr 2016                   0 Comentário chassi e longarina

Alguns carros no passado, como o Gol e o Santana, eram famosos por sua altíssima capacidade mecânica, ou seja, motores e caixas acima de qualquer suspeita e que atingiam performances inigualáveis. Entretanto, algo chamava atenção nesses modelos e em outros à época: a estrutura não segurava a pressão exercida pelo motor e não suportavam a torção do chassi. Resultado: rachadura das longarinas que tinham o costume de serem parte do chassi em uma peça única. Isso resultava em desalinhamentos de suspensão, risco de acidentes e até mesmo uma deformação irreversível na estrutura.

Carros mais novos, entretanto, são mais convenientes em seus projetos a fim de ter um suporte maior à torção e alguns modelos possuem longarinas separadas, ou seja, em caso de problema, é possível trocar a peça. Mas, se o seu carro é daqueles que precisam de cuidados especiais ou é mais antigo um pouco, alguns cuidados são fundamentais como:

  • fazer uma avaliação no camber e cáster. Eles são alterados de imediato com problemas na longarina;
  • verificar o alinhamento da suspensão;
  • em caso de identificação, proceder a soldagem imediata, evitando que a rachadura evolua.

Para não rachar a longarina:

  • providencie braços antitorção de chassis. Eles são instalados normalmente nas torres dos amortecedores e evitam que o chassi torça provocando a ruptura estrutural;
  • evite arrancar com o carro de modo que o torque agrida a estrutura;
  • evite colocar peso extra no carro, caso haja indícios de ruptura estrutural

Manutenção preventiva sempre!

Para qualquer situação no mundo automobilístico, a manutenção preventiva economiza dinheiro, evita acidentes e vítimas. Usando o seu carro de maneira correta e observando o seu comportamento, é muito comum que você tenha equipamento para muitos anos sem a necessidade de grandes gastos. Informe-se, todavia, antes de comprar um carro usado para saber se este já teve problemas já explicitados por aqui ou ainda se foram carros problemáticos o que tange ao nosso tema. Do mais, a Dinamicar Pneus que é o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, ajuda você a manter o seu carro sempre ok!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.