Ranking de consumo de combustível do Inmetro é divulgado

19 fev 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Saiu a lista do Inmetro do programa de etiquetagem veicular. Esse é o teste que a empresa faz e que mede o consumo de combustíveis dos carros do ano de 2014. Esse ano, a lista testou 495 modelos e versões de 36 marcas.
Todos os testes são feitos em laboratórios, porém, eles tentam ao máximo imitar as condições de estradas e cidades. As notas variam de A (menor consumo) até E (maior consumo). Outro fato interessante é que o nome do programa é etiquetagem veicular, porque se a empresa aceitar, seu carro poderá mostrar uma etiqueta com essa nota.

Essa lista geralmente acaba nos mostrando detalhes de carros que ainda vão ser lançados, e que muitas vezes as montadoras ainda não revelaram, como é o caso do Volkswagen Up!, que só havia sido apresentado ao público em uma foto e de frente, nada de detalhes. Na lista, está citado o motor 1.0 de 12 válvulas, o que indica que ele realmente virá em um motor com propulsão de três cilindros e com opções de câmbio manual e automatizado (exclusivo para I-Motion).

A lista por categorias

Lembrando que os modelos vão receber duas notas, uma para sua categoria e outra para o geral. Modelos que receberem nota como AA, são considerados ótimos nas duas categorias. Para ver a lista completa, entre no site do Inmetro.

Vamos à lista por categorias agora:

    • Subcompactos

Nesta categoria, tivemos algumas marcas que conseguiram nota AA, o que significa que são modelos que conseguem ter um consumo de combustível bem reduzido. Eles são: Volkswagen Up!, Fiat Uno Economy Evo 1.4 sem ar condicionado, Fiat Palio Fire Economy 1.0 sem ar condicionado, o Nissan March 1.0 também sem ar e todas as versões do Renault Clio.
As piores notas foram para Chery Face 1.3 Flex, e para o Fiat 500 Air.

    • Compactos

O Renault Sandero sem ar condicionado foi o único modelo a bater a nota A, tanto dentro de sua categoria como no geral. Os modelos que obtiveram A apenas dentro de sua categoria foram: Citroën C3 1.5 com transmissão mecânica, Fiat Siena EL, o New Fiesta Hatch, o Honda Fit 1.4 manual, o HB20 1.0 também manual, o Peugeot 208 1.5, o Toyota Etius Hatch, o Volkswagen Polo Bluemotion e todas as versões do Gol, também da Volkswagen.
As piores notas ficaram com o Polo Sedan e com o Fiat Idea Essence.

    • Médios

Para os médios, a nota AA ficou com os modelos híbridos Toyota Prius e Lexus CT200h. Dentro da categoria, tivemos média A para os modelos: Ford New Fiesta Sedã, Hiunday HB20S 1.0, Nissan Versa, Renault Logan 1.0, Toyota Etios Sedã e o Volksvagen Voyage 1.0 bluemotion.
O Volvo V40 foi o pior carro dessa categoria, e obteve nota ED (Categoria/Geral).

    • Grandes

Nessa categoria nenhum modelo conseguiu a nota AA. Para notas A dentro do grupo, tivemos Honda Civic 1.8, Ford Focus Hatch, Kia Cerato, Nissan Centra, Subaru Forester, Renault Fluence e o Toyota Corolla.
Os piores foram o Mitsubishi Lancer, o Audi Q3 e o JAC J6. Todos tiveram nota D.

    • Extra Grandes

Essa categoria é a mais recente, e conta com os maiores motores de todos. Os melhores foram o Nissan Altima e os AUDIS A3 e A4.
Dos grandalhões, os piores levaram notas EE, e foram: Bentley Continental V8, Continental W12, Rolls Royce Ghost V12, Volvo S60 e o V60, e o Volkswagen Touareg.

    • Utilitário Esportivo e Off-Road

Essa é a categoria dos carros que já são conhecidos por gastarem muito, e por isso não foi surpresa alguma quando nenhum dos veículos alcançou nota A na comparação geral. Os melhores da categoria foram: Fiat Uno Way, Palio Weekend, Ford EcoSport e o Renault Duster.
As piores notas ficaram com o Jeep Compass e com os dois Hyundai da categoria, o Tucson e o IX35.

    • Esportivos

Nenhum carro dessa categoria conseguiu nota A no geral. As notas A da categoria ficaram com o Mercedes Classe C e a SLK250, os Porshe Boxter e Cayman e o Volkswagen Fusca. As mais baixas ficaram com as lendárias Ferrari, Lamborghini e Maserati

Vale lembrar que até mesmo os carros AA, merecem cuidados para economizar o combustível, pois senão eles podem não ter o rendimento esperado. Para se ter esses cuidados, é necessário fazer revisões periódicas. Para isso, traga seu carro para a Dinamicar Pneus Rj, e fique tranquilo.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar