Rebaixamento veicular: modificação estética agora permitida por lei

24 jun 2015                   0 Comentário Carro rebaixado

Todo amante de veículos deseja ter um carro que transmita a sua personalidade, e entre os serviços mais procurados nas oficinas estão aqueles que deixam o automóvel com características mais esportivas e arrojadas. Muitos motoristas investem pesado para equipar os seus possantes e deixá-los diferentes dos modelos convencionais. Entre os serviços de modificação nos veículos que mais atraem os proprietários, sem dúvida o rebaixamento da suspensão, o popular carro rebaixado, é um dos mais requisitados.

Rebaixamento é liberado por lei

Não é muito difícil cruzarmos nas ruas da cidade com um veículo que esteja a alguns centímetros do chão, mas até que ponto isso vale a pena? Até ano passado, qualquer tipo de alteração feita no veículo com a intenção estética de rebaixá-lo era proibida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No dia 26 de março de 2014, foi publicada pelo órgão a Resolução 479, que libera as modificações na suspensão e altura do veículo com algumas ressalvas.

Regras para rebaixamento automotivo

A nova resolução permite que a suspensão fixa seja substituída por uma de modelo regulável, regra que vale apenas para automóveis que pesem até 3.500 quilos. Ainda de acordo com a resolução, a parte mais baixa do veículo deverá estar a pelo menos 10 cm de distância do solo, e os pneus em hipótese alguma podem tocar em qualquer parte da carroceria.

Carro rebaixado sem estar legalizado poderá ser punido com multa

Caso o motorista seja pego circulando com um veículo rebaixado fora dos padrões estipulados pelo Contran, poderá receber multa no valor de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor do veículo também corre o risco de ter seu documento retido. Caso a regularização do carro não seja feita no período de 48 horas e o motorista for reincidente neste tipo de infração, o mesmo receberá mais uma multa e terá o carro apreendido.

Como conseguir autorização para mudar as características originais do veículo

Rebaixamento de suspensão

Para ter um veículo rebaixado obedecendo as regras do Contran, é preciso solicitar autorização para que a modificação seja feita ao DETRAN da sua cidade, já que toda modificação no veículo provoca mudanças em suas características originais. Por isso, antes de começar o serviço será necessário retirar essa documentação.

Após estar com a documentação em mãos, será necessário encontrar uma oficina especializada que faça o serviço e emita nota fiscal. Essa nota será importante quando for feito o laudo de inspeção veicular pelo Inmetro ou algum outro órgão representante.

Ao término de todas as vistorias, se for constatado que o veículo está de acordo com as normas impostas pela Resolução 429, será feita uma nova emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), com o registro de todas as alterações. As modificações também deverão constar no campo de observações do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Nas informações contidas no documento deverão vir as especificações de altura e distância da suspensão, medidas a partir do solo até o farol.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Antes de submeter o seu veículo a qualquer tipo de modificação, especialmente aquelas que poderão afetar itens de seguranças importantes como suspensão e freios, verifique o manual do proprietário do seu veículo para ter a certeza de que as alterações não vão afetar o desempenho do veículo e nem comprometer a sua segurança e dos outros passageiros. Já conhece nossa loja de pneus em Jacarepaguá? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.