Regras para uso dos novos extintores de incêndio

16 abr 2015                   0 Comentário Extintor de incêndio

A partir de primeiro de abril de 2015, os veículos precisam se adaptar aos novos extintores de incêndios, que agora serão do tipo ABC. Os anteriores eram os do tipo BC. As regras de adaptação aos novos extintores servem para todo tipo de carro, desde os de passeio até os caminhões e ônibus.

A principal diferença entre os antigos e os novos tipos de extintores, é que os ABC são mais eficientes no combate ao fogo, quando este se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e o painel do carro, por exemplo, além de ter prazo de validade de cinco anos.

Os modelos tipo BC eliminam apenas chamas provocadas por líquidos inflamáveis, como gasolina, diesel, querosene e os equipamentos elétricos, como baterias e fios. Seu prazo de validade é de três anos para troca.

Como saber se seu extintor é certificado

A mais confiável forma de saber se seu extintor de incêndio é certificado é pela presença do Selo de Conformidade, que reage à luz ultravioleta, dificultando assim a falsificação. O selo de conformidade é vermelho e vem com as seguintes inscrições:

  • Logo do INMETRO
  • Número de série do selo
  • Identificação do fabricante
  • Número de licença do fabricante
  • Identificação do Organismo de Certificação do Extintor

Além de fazer a manutenção do veículo é muito importante manter o extintor de incêndio em dia e dentro das recomendações exigidas pelo Detran. Usar o extintor fora dos padrões recomendados pode render multa de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira de habilitação.

Na hora de escolher o extintor, é importante verificar sempre a marca do lacre, que nunca deve estar rompido. O lacre é a garantia de que o extintor está dentro das recomendações regulamentadas.

O rompimento do lacre por uma pessoa não autorizada pode ocasionar na perda da garantia do extintor. Caso isso aconteça, procure uma empresa certificada para a sua recolocação.

Manutenção de veículos no Rio de Janeiro

A Dinamicar Pneus Maracanã tem tudo o que você precisa para fazer a manutenção do seu carro.  Temos a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.