Retrovisores: Você sabe regular corretamente?

05 jun 2015                   0 Comentário Regulagem de retrovisor

A falta de visibilidade no trânsito é um dos fatores que mais causam acidentes e para garantir ampla visão é preciso regular corretamente os retrovisores, o que, por ser uma tarefa simples, acaba sendo negligenciada por alguns motoristas. Os retrovisores são fundamentais para que o condutor saiba do que está acontecendo no trânsito. Deixar pontos cegos pode representar perigo não somente para você, mas para os outros motoristas e pedestres.

Posicionamento correto dos espelhos retrovisores

O ajuste correto dos retrovisores é fundamental para garantir uma boa visibilidade. A regulagem correta envolve o posicionamento dos três espelhos, laterais e interno, e o posicionamento do banco do motorista de acordo com a altura do condutor. Os espelhos laterais devem estar posicionados de forma que o motorista consiga visualizar 10% da lateral do carro. Os outros 90% devem mostrar ambos os lados da via. Pelo espelho interno o condutor deverá ter total visão do vidro traseiro

Olhe os retrovisores antes de qualquer manobra

Espelho retrovisor

Manter a atenção quando for fazer uma conversão ou uma ultrapassagem, olhando sempre nos espelhos antes de prosseguir com a manobra, é uma conduta de direção segura que contribui para a prevenção de acidentes na via.

Ajuste correto do banco do motorista

O ajuste correto dos bancos é fundamental para ter uma visão ampla do que está acontecendo no trânsito. Para saber se o seu banco está ajustado corretamente, pise fundo com o pé esquerdo no pedal da embreagem, e verifique se a sua perna está levemente flexionada. Caso não esteja continue o ajuste até ficar com a perna na posição ideal.

Posicionamento das mãos no volante

Os braços também deverão ficar levemente flexionados, com os punhos no alto, quando o motorista estiver com as duas mãos ao volante. A regulagem deve ser feita de acordo com a altura do motorista.

Retrovisores convexos

Alguns veículos saem de fábrica com espelhos retrovisores convexos, modelo que amplia o campo de visão do motorista. É preciso ter cuidado com esse tipo de espelho, que apesar da vantagem de ampliação do campo de visão, não reflete a distância real dos carros ao redor. Os espelho convexos permitem que o motorista enxergue mais longe , mas geram uma falsa imagem.

Quando o automóvel sai de fábrica com espelhos convexos, suas especificações vem indicadas no próprio espelho e no manual do proprietário, alertando o motorista para esta possível alteração de distância real.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Pontos cegos no veículo podem gerar um série de contratempos ou até mesmo graves acidentes. Para evitar problemas, coloque em prática as nossas dicas de regulagem dos espelhos retrovisores, e antes de sair com o veículo faça uma breve verificação do posicionamento de todos os espelhos. Na Dinamicar Pneus, você encontra as melhores marcas de pneus nacionais e importados. Visite a loja de pneus na Barra Tijuca , uma das nossas unidades, e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.