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Toyota Corolla completa 50 anos de sucesso!

O que leva um modelo de automóvel a chegar aos 50 anos de produção e ser o mais vendido de toda a história da indústria automobilística? É difícil responder o que mais podemos esperar do Toyota Corolla em termos de inovação, um carro que tem a marca do sucesso, da confiabilidade, robustez e luxo. São 11 gerações desde o ano de 1966. Quem para e pensa certamente faz uma reflexão sobre o que leva a esse sucesso todo, sem desgastar a marca.
Conheça um pouco das 11 gerações
Primeira geração: 1966 a 1969

Tudo começou com um modelo 1,1 litro e 60cv de potência. Sua carroceria em nada se assemelhava ao modelo atual, mas iniciou a história do Corolla. A evolução dessa primeira geração trouxe modelos de quatro portas, fastback e início da venda em território americano. O modelo encerrou sua passagem com motor 1,2 litro, potência de 68cv com um único carburador, e 78cv com dupla carburação.
Segunda geração: 1970 a 1973

Foram apenas dois anos de novidades na segunda geração, que chegou com dimensões maiores. O motor 1.1 foi trocado definitivamente pelo de 1,2 litros, e surgiram versões com motor 1.4 de 95cv e 1.6 de 105cv. O que mais impactou nesse caso foi a implementação dos freios a disco nas rodas dianteiras. Em 1971 o modelo trouxe sua primeira versão esportiva, que trazia à frente motor 1.6 com duplo comando de válvulas e 115cv de potência. Após isso, o modelo foi vendido sem grandes modificações até 1974.
Terceira geração: 1974 a 1978

Em 1974, a terceira geração chegou com novidades no tamanho. Surgiu a versão cupê hardtop, com o lado direito sem coluna central. As versões com caixa automática de 3 marchas foram lançadas e os motores continuavam 1.2, 1.4 e 1.6. Em 1976 surgiu o primeiro hatch. Era um modelo de três portas, com motor de 124cv e volumetria de 1,6 litros com duplo comando. Essa geração terminou em 1978.
Quarta geração: 1979 a 1982

A quarta geração pode ser definida como a primeira a se preocupar com espaço interno e aerodinâmica no projeto. Em 1982 o motor 1.4 passou a consumir diesel, grande novidade de despedida dessa geração.
Quinta Geração: 1983 a 1986

A quinta geração pode ser considerada como a que mais evoluiu com argumentos aerodinâmicos no projeto. Além disso, o espaço interno aumentou ainda mais, graças à opção da Toyota pelo motor transversal. Outra novidade fantástica trazida na época foram as suspensões dianteira e traseira fabricadas de maneira independente, o que não acontecia nas versões cupê e perua. Os motores eram 1.3 e 1.5 movidos à gasolina, e a primeira versão 1.8 movida a diesel. Já em 1984, o motor 1.6 passou a ter 16 válvulas com 124cv, tudo isso na versão hatch e cupê, que mantiveram a tração traseira.
Sexta Geração: 1987 a 1990

Chegavam ao Corolla, na sexta geração, os motores alimentados por injeção eletrônica. O designer já era mais parecido com o tipo de carro que existe hoje. O modelo era mais largo e comprido que os anteriores. É nesta geração que aparecem os primeiros traços arredondados e também tração integral na versão perua e, em alguns lugares, para o sedã. Os motores tinham versões 1.3, 1.5, 1.6 e 1.8. Na sexta geração a versão esportiva GT-S chegava aos 130cv de potência, com grande desempenho.
Sétima geração: 1991 a 1994

Em 1991 as linhas arredondadas passaram a ter força de vez no carro. Ele tornou-se totalmente aerodinâmico e passou a ter um motor 2.0 a diesel e uma versão 1.6 com fantásticos 160cv. Ainda existiam os motores 1.3, 1.5, 1.6 e 1.8. Em 1992, a versão 1.8 começou a ser importada para o Brasil, marcando a chegada do Corolla ao país.
Oitava geração: 1995 a 1999

O ano de 1995 marca a entrada da oitava geração. Sumia, nesse ano, a versão hatch de três portas. Em 1997, o Corolla superou o Fusca e tornou-se o veículo mais vendido de todos os tempos, passando a ter um modelo europeu com faróis arredondados. Essa versão chegou ao Brasil, mas só durou um ano por aqui. Em 1998 começava a produção do carro no país. A versão produzida era semelhante à japonesa com motor 1.8. A produção era realizada em Indaiatuba, São Paulo.
Nona geração: 2000 a 2003

Com um entre-eixos 13cm maior, o Corolla chegou aos anos 2000 e à sua nona geração com melhorias significativas na aerodinâmica. O motor VVT-i passou a figurar como um dos mais confiáveis de toda a história e de grande desempenho. O carro era vendido nas versões 1.3, 1.5, 1.8 com comando variável, grande novidade à época, o que garantia maior torque de saída. Os cupês sumiram nessa época, e as versões a diesel eram as versões europeia e americana, 2.0 e 2.2, respectivamente.
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Em 2002 o Brasil começou a receber os motores 1.6 e 1.8, mais modernos, no mesmo estilo que era vendido nos EUA. Em 2004 surgiu uma versão esportiva, de nomenclatura XRS, com incríveis 170cv num propulsor de 1,8 litros. O câmbio era de seis marchas manuais e foi o primeiro a ter EBD, que é o controle de estabilidade. No Brasil foi lançada a Fielder, que nada mais era que a versão perua com outro nome. Em 2005 a nona geração saiu de cena em grande estilo com a versão turbo, com fantásticos 215cv no motor 1.8 que podia chegar aos 230 km/h. Um fim justo para uma geração que reinventou o modelo no mundo.
Décima geração: 2003 a 2006

Surge no modelo o câmbio CVT, assistência para estacionamento e controle de distância em relação à parte frontal. Os motores eram 1.5 e 1.8. Na Europa a carroceria era mais larga, e os motores eram 1.4, 1.6 movidos a gasolina e 2.0 a diesel sem CVT. Em 2007 surge o motor 2.4 com 158cv, e no Brasil surge a versão flex. Em 2008 o Fielder morre, e em 2010, após ajustes na aparência nas versões brasileiras, passa ser vendida no país a versão 2.0.
Décima primeira geração: de 2006 até 2014

A décima primeira geração trouxe o câmbio CVT para o Brasil, e a versão híbrida no Japão. O layout passou a ser ainda mais fino e sofisticado, com linhas um pouco mais arrojadas. O motor foi atualizado e a tração integral voltou a ser opção.
Modelo Atual

O modelo atual é puro luxo. As transformações são cada dia mais arrojadas e não se privam de alterar elementos de maneira mais incisiva. O motor continua com a confiabilidade de sempre e ainda mais performance. É um carro dos sonhos. O que você espera para o futuro?

 
A Dinamicar Pneus evolui junto com os modelos
A Dinamicar Pneus, que é a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, tem o imenso prazer de contar a história de modelos como o Corolla, que fazem parte também da nossa trajetória de evolução técnica e de atendimento ao público, inclusive aos apaixonados do modelo que sempre foram muito queridos em nossas lojas. Quer trocar os pneus do seu Corolla? Fazer aquele alinhamento e balanceamento? Procura a gente! Nós vamos cuidar direitinho dele!