Na hora do rodízio, pneus novos devem ficar na parte de trás do carro

09 ago 2010                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Na hora de comprar pneus novos, muitos motoristas fazem rodízio para conservar e economizar. O Bom Dia fez o teste para saber se é seguro.
Quem circula com pneus lisos, carecas corre perigo.

“Todo pneu tem um indicador de desgaste, são de oito a nove em cada pneu. Conforme o pneu vai rodando e desgastando, ele chega na margem de segurança, que é a hora de substituir, aí o indicador fica rente à margem do pneu”, explica o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.
Para que os pneus durem mais, o fabricante recomenda fazer o rodízio a cada cinco mil quilômetros.

“Pega os pneus traseiros, coloca na dianteira e os da dianteira na traseira”, diz o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Nos carros com tração dianteira, que são a maioria, o jogo da frente costuma ficar careca primeiro, enquanto o de trás ainda está em condições de rodar mais um pouco. Para economizar, os motoristas acabam comprando só dois pneus. Mas na hora da troca, muita gente tem dúvida: onde instalar os novos?

Fizemos um teste. O carro está com os pneus novos na frente e os usados na traseira. O piloto freia e o veículo só para 20 metros à frente. Quando os pneus novos vão para a traseira, o carro para em uma distância menor. A última prova, com os pneus novos nas rodas traseiras: o veículo não sai da trajetória.

“Devemos sempre colocar os pneus novos na traseira, melhorando o sistema de freio. Dá mais segurança”, aponta o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/na-hora-do-rodizio-pneus-novos-devem-ficar-na-parte-de-tras-do-carro.html.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro