Rolamentos de roda: manutenção e quando substituir

08 mai 2015                   0 Comentário Rolamento

O conjunto de rolamentos fica localizado no eixo traseiro dos veículos, e deve passar por manutenção periódica a cada 20 mil quilômetros. Em média, a vida útil de um rolamento pode chegar aos 70 mil quilômetros. A revisão periódica para pequenos ajustes e lubrificação ajuda a prolongar a durabilidade da peça e fazer com que a mesma não perca em eficiência.

Função do rolamento

A principal função do rolamento é permitir que a roda gire livremente sem nenhum atrito. As irregularidades das vias, além de afetar a suspensão do veiculo, também contribuem para o desgaste dos rolamentos. A roda está em contato direto com o solo e o impacto também é absorvido pelas esferas que ficam alocadas no cubo de roda.

Sinais de problemas no rolamento

Os rolamentos trabalham em conjunto com o cubo, conectando a roda ao eixo do automóvel. O primeiro sinal de que a peça deve ser substituída é um ruído de peças metálicas em atrito vindo da direção das rodas. Ao perceber esse tipo de sintoma é recomendável procurar o mais rápido possível um mecânico para substituição da peça. A quebra do rolamento dentro do cubo pode ocasionar o travamento das rodas e causar um acidente grave.

Excesso de carga sobrecarrega os rolamentos

Trafegar com carga excessiva, acima do recomendável no manual do proprietário e pneus com medidas diferentes das originais de fábrica, também contribui para o desgaste prematuro dos rolamentos. A montagem incorreta no cubo por batidas pode ocasionar desalinhamento na hora da aplicação da prensa, provocando defeito na peça. Por isso é importante fazer o serviço com um mecânico especializado e de confiança.

Alguns fatores que podem danificar os rolamentos

Cubo da roda

  • Falta de alinhamento
  • Pneus em mau estado de conservação
  • Amortecedores com problemas

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Antes de substituir o conjunto de rolamentos é preciso fazer uma verificação minuciosa para saber se o problema realmente é da peça. Pneus defeituosos podem causar os mesmos sintomas de quando o rolamento está desgastado. Faça uma visita à nossa loja de pneus em Bonsucesso, uma das nossas 7 unidades, e faça a manutenção do seu veículo com qualidade garantida.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.