Saiba a diferença entre carros de oito e 16 válvulas

26 jan 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Se seu veículo é mais usado na cidade, o melhor é o de oito válvulas, pois ele oferece melhor desempenho, e os carros desse tipo atingem uma boa potência em rotação baixa. Já os carros de 16 válvulas necessitam de rotações maiores para chegar a uma melhor performance, ou seja, é preciso esticar mais as machas, por isso são melhores nas estradas.

Motor e válvulas

As diferenças entre os carros de oito e 16 válvulas

 

Veículo 16 válvulas: como funciona

 

Para quem viaja muito, o carro 16 válvulas é uma boa opção. Ele tem um desempenho melhor, maior rotação, por isso apresenta redução no consumo de combustível em até 10%. Na hora da ultrapassagem, o carro de 16 válvulas é mais consistente, pois o tempo de resposta e retomada é superior na estrada, tornando a ultrapassagem mais rápida e segura.

A manutenção do carro de 16 válvulas é um ponto que gera muitas dúvidas em relação aos custos. Esse motor tem um maior número de componentes móveis e tecnologia mais avançada. A troca de óleo precisa ser feita em intervalos menores, afinal a quantidade de peças para lubrificar é maior. Mesmo assim, isso não é uma regra geral, variando conforme a maneira que cada condutor utiliza o carro.

Entenda como funciona o carro de oito válvulas

 

Os carros com oito válvulas são mais comuns nas áreas urbanas. O motor de oito válvulas exige menos trocas de marcha na cidade, e isso acontece pelo fato do expurgo ser exigido mais cedo, por exemplo, é possível, com esse tipo de carro, passar por um quebra-molas ou entrar numa esquina em terceira, sem a necessidade de engatar uma segunda. Esse procedimento não é indicado num 16 válvulas.

Como o oito válvulas não tem uma faixa de torque e potência que exija uma troca de marcha muito constante, ele é mais leve de se dirigir. Os carros oito válvulas têm menos consumo e potência e sua manutenção mais barata, embora a diferença em relação às versões 16 válvulas não ser tão grande.

Faça manutenção de seu carro

 

A Dinamicar Pneus oferece serviços para veículos de 8 e 16 válvulas, com infraestrutura completa e os melhores profissionais. Passe em uma de nossas lojas e confira!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.