Saiba diferenciar os tipos de óleo para carro

17 dez 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

A principal função do óleo automotivo é promover a lubrificação nas paredes de cilindros e pistões, impedindo o contato direto entre metais, que poderia elevar suas temperaturas, comprometendo o funcionamento do motor.

Dependendo do tipo de óleo utilizado, essa lubrificação pode ser mais ou menos eficiente, o que significa, entre outras consequências, que podem ser formados depósitos de carvão no interior do motor, entre peças.

Óleos para automóveis podem ser do tipo mineral ou sintético, considerados superiores aos minerais em alguns aspectos.

Óleo para carro

Óleos Minerais

 

São derivados do Petróleo, ou hidrocarbonetos, em que são obtidos por fracionamento, com adição de outros produtos químicos. Seu rendimento é prejudicado quanto mais exigido for o motor e com partidas sem aquecimento prévio do motor, independentemente da eficiência do sistema de partida a frio.

Óleos minerais podem também ser mais ou menos eficazes, de acordo com as propriedades do petróleo utilizado como matéria prima, e sua origem. Com o tempo, tornam-se menos viscosos, um dos sinais de que está na hora de ser trocado. Podem ser, ainda, classificados em três tipos de base, paranínfica, naftênica ou mista.

Óleos Sintéticos

 

Embora também tenham como matéria prima hidrocarbonetos, diferenciam-se dos minerais porque são produzidos por meio de procedimentos químicos. Têm atestada superioridade em relação aos óleos minerais, já que sua composição é mais homogênea.

Existem cinco variedades de óleos sintéticos, os de silicone, perfluorados, diésteres, poliésteres e sintéticos de hidrocarbonetos.

Como é classificado um óleo automotivo

 

Tanto minerais quanto sintéticos seguem a classificação estipulada pela SAE, sigla em inglês para Sociedade dos Engenheiros Automotivos, que determina, basicamente, o nível de viscosidade. Outra categoria em que são categorizados os óleos é a API, sigla também em inglês para Instituto Americano de Petróleo e leva em consideração o quanto um óleo é avançado em suas propriedades.

Troca de óleo na Dinamicar Pneus

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.

Amortecedor de carro

Amortecedor: qual o ideal

Seu carro já está meio molenga quando passa uma imperfeição, e você observa não ter o mesmo desempenho em frenagens ou curvas? Isso é um sinal de.

bateria de carro

Bateria tem a vida útil m

A bateria automotiva reflete bastante o estilo do motorista. Seu tempo médio de vida é de dois anos, mas a verdade é que isso pode ser diminuído.