Saiba como fazer polimento automotivo em casa

19 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Todo proprietário de um carro deseja manter o veículo sempre limpo e bonito. Já vimos aqui no blog da Dinamicar dicas para lavar veículos de passeio de forma prática, rápida e econômica. Para realçar ainda mais o brilho da pintura, entretanto, é preciso, depois de lavar cuidadosamente, fazer o polimento. Como na lavagem, o veículo deve estar posicionado à sombra, para evitar manchas e ressecamentos.

Caso não se sinta seguro para fazer o serviço, recorra a um profissional capacitado.

Polimento de carro

O primeiro passo é providenciar o material. Cera, estopa ou algodão para polimento, pano, lixa e massa para polir podem, na maioria dos casos, ser comprados em supermercados. Se estiver em dúvida, consulte um profissional especializado sobre onde adquirir o material certo. No caso das lixas, elas são classificadas de acordo com sua espessura, e seguem a numeração de 1200, 1500, 2000 ou 2500.

Tudo começa no lixamento da superfície riscada ou com pintura fosca. Antes de começar, recomenda-se que a lixa seja embebida em um balde d’água por cerca de quinze minutos. Assim a lixa vai agir de maneira uniforme, com igual abrasão em todas as suas partes. Passe de maneira suave e com movimentos regulares, até que a imperfeição seja retirada, tomando cuidado para não lixar em excesso, para não atingir camadas mais profundas do verniz. Antes de iniciar o polimento, seque a área lixada com pano limpo e macio, para não causar arranhões.

O polimento em si é feito aplicando um pouco da massa de polimento no carro, esfregando com estopa ou algodão em seguida, até que o produto comece a sumir e o brilho a aparecer. Arremate com algodão limpo, para que a superfície seja totalmente limpa. Nessa etapa, pode ser utilizada uma politriz.Um polimento bem executado garante a proteção da pintura por aproximadamente 6 meses. Se preferir recorrer a um profissional, o serviço custa, em média, 300 reais.

A última etapa é a aplicação de cera, para proteger a pintura da ação dos raios UV, chuva, poluição e poeira. O processo é similar ao do polimento. Aplique a cera por partes com espuma apropriada – normalmente são vendidas junto com o produto – e retire-a com pano de microfibra ou de material que não deixe marcas ou arranhões.

Seguindo essas orientações, certamente seu carro vai se tornar um espelho e vai atrair a atenção de todos!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.