Saiba como lavar seu carro economizando água

06 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Em tempos de recursos hídricos escassos e sustentabilidade em alta, lavagem de carros tornou-se um verdadeiro desafio. É possível deixar o carro limpo, consumindo-se de forma consciente e responsável. Para poupar água, é imprescindível, ao lavar o carro com mangueira, que se feche a torneira quando não estiver usando. São úteis as que têm registro embutido, pois o fechamento é instantâneo.

Lavagem de carro

Para começar, posicione o carro à sombra, ou onde a luz solar não incida diretamente, evitando, assim, que a secagem seja muito rápida, o que pode danificar a pintura. Algumas pessoas passam pano seco antes de lavar, para retirar o excesso de sujeira. Isto deve ser evitado, já que também pode causar arranhões.

Os materiais a serem utilizados devem estar à mão, para agilizar o serviço. Num balde d’água, adicione o detergente – procure indicações de produtos com profissionais em lojas especializadas, como a Dinamicar Pneus – na proporção indicada na embalagem. Ao abrir a mangueira para jogar água, não use jatos fortes, que também podem causar arranhões no verniz, já que podem fazer com que detritos entrem em atrito contra a lataria.

Sabão em pó, da mesma forma, não é a melhor opção, já que contém partículas grandes, potenciais causadoras de danos. Para esfregar, o ideal são panos de microfibra, que não arranham nem soltam fiapos. Comece pelo teto, percorrendo a superfície do veículo gradativamente até chegar às rodas, que devem ser as últimas partes a serem limpas.

Periodicamente, lave os panos e troque a água do balde, que com o tempo vai se “enlameando”. Concluída uma parte, enxágue completamente com a mangueira, certificando-se de que todo produto foi retirado. Se isso não for feito, o resíduo pode manchar a pintura. Tome cuidado também com as partes inferiores, que podem ser manchadas com o detergente residual que vem de cima.

Para as partes mais baixas, recomenda-se o uso de um pano à parte, pois concentram mais sujeira e lama. Rodas podem ser limpas com limpa rodas e esponja e, se não forem cromadas, é indicado o uso de uma escova, que também pode ser usada para limpar pneus.

Lavagem econômica de carros

 

Se a limpeza de seu carro é inadiável, e sua região está sem água, ou com problemas no abastecimento, uma boa dica é a do site Lavamos Nós. Eles ensinam a lavar um carro usando apenas produtos e um copo d´água. Confira no video:

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.