Quando as molas devem ser substituídas

03 set 2010                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

As molas, assim como os amortecedores, são um dos componentes do sistema de suspensão do veículo. Desde o momento de sua instalação, elas já entram em funcionamento, ao sustentar o peso da carroceria do automóvel.

As molas vão ajustando-se de acordo com a carga transportada. Além disso, elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam a altura do veículo e influenciam no equilíbrio da suspensão. Quando as molas apresentam desgaste acentuado, pode-se observar impactos constantes na suspensão, desgaste acelerado dos pneus, amortecedores e batentes.

Funcionamento:

As molas absorvem todas as oscilações e desníveis da pista. Dessa forma, uma lombada causa a contração da mola, assim como um buraco ocasiona sua extensão. Em quaisquer dessas situações, as molas absorvem energia, que é controlada pelo amortecedor, o que ameniza os movimentos de retorno da mola para a posição original. Portanto, a função das molas é absorver grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Um bom funcionamento das molas, desse modo, garante conforto, estabilidade e segurança para você e seu veículo.

Quando devem ser substituídas:

A troca preventiva das molas deve ocorrer a cada 60.000 Km rodados. Entretanto, caso haja qualquer ruído, tranco, perda de estabilidade ou conforto durante situações de desníveis na pista, sugere-se fazer uma análise de funcionamento das molas, a fim de que não ocorra problemas de maior dimensão no sistema de suspensão.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.