O que é Caster?

03 set 2010                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo. Raramente o caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

Quando a roda estiver tendendo para um lado, é sinal de que o caster está desigual, o que provoca um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. E, quando estiver excessivo, pode resultar em um desgaste total e prematuro da mesma.

As consequências de um Caster fora das especificações são:

  • Se for insuficiente:
    • Diminuição da estabilidade direcional em alta velocidade;
    • Diminuição do esforço direcional requerido em baixa velocidade.

  • Quando excessivo:
    • Aumento da estabilidade direcional em alta velocidade;
    • Aumento do esforço direcional requerido em baixa velocidade;
    • Pode causar vibrações laterais em alta velocidade.

  • Diferente lado a lado:
    • Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em frenagens violentas.
    • A máxima diferença tolerável lado a lado é de ½ grau.

Uma resposta para “O que é Caster?”

  1. murilo disse:

    Excelente matéria, alerta a mutios motoristas sobre a segurança do veiculo parabéns Murilo

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.