Saiba o que são controles de estabilidade e tração

19 jan 2015
Comentar

Entre os itens de segurança do veículo alguns são bastante conhecidos, como os cintos de segurança e os freios ABS, que ajudam no controle do veículo e na estabilidade ao frear. Um item que é ligado aos freios ABS e que são muito importantes, são os controles de estabilidade e tração.

 

Ainda não são todos os veículos que têm essa tecnologia disponível, mas não vai demorar, pois é um componente ligado diretamente à sua segurança e de seu carro. Mas você sabe o que são e para que servem os controles de estabilidade e de tração? A revendedora de pneus Dinamicar Pneus mostra o que são e suas utilidades.

O Que é Controle de Estabilidade

 

O controle de estabilidade é conhecido pela sigla ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade). Esse sistema eletrônico atua de forma direta junto aos freios e evita que o motorista perca o controle direcional do veículo em curvas ou mesmo em desníveis na sua trajetória, garantido maior segurança.

Esse dispositivo faz uma análise da rotação de todas as rodas individualmente, relacionando com a velocidade do carro. Ao identificar que o veículo está perdendo aderência, ele aciona os freios, para que a trajetória do veículo seja corrigida, evitando que ele rode ou saia de forma excessiva em uma curva. Inclusive, em alguns automóveis, o ESP atua junto a outros sistemas, para ampliar a sua eficácia tecnológica.

O Que são os Controles de Tração

 

Os controles de tração, conhecidos como TCS (traction control system) são sistemas eletrônicos, que têm como objetivo impedir que uma ou mais rodas da tração dos freios ABS girem em falso, reduzindo o torque da roda que estiver perdendo a tração.

Em solo molhado, na neve e em trechos de lama, o TCS ajuda o motorista a sair de situações complicadas e a não perder o controle do veículo. Embora na maioria dos casos o TCS seja ligado aos ESP, em alguns momentos, o torque é gerenciado pelo diferencial eletrônico ou pelo seu próprio conjunto propulsor.

O TCS pode ser desativado em alguns veículos que junto com o ESP podem ser usados em conduções personalizadas. O uso desse dispositivo não é obrigatório no Brasil, mas é oferecido de forma opcional em alguns modelos de veículos.

Soluções para seu Carro

 

E quando se fala em veículo, seja relacionado a balanceamento ou alinhamento e principalmente pneus no Rio de Janeiro, você pode contar com a Dinamicar Pneus. Faça uma visita a uma de nossas lojas.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!