Saiba quando retificar o motor do carro

03 mar 2015                   0 Comentário Retificação de motores

Os componentes do motor, quando em funcionamento, trabalham em constante atrito e sob fortes temperaturas. Todos esses fatores contribuem para o desgaste das peças, o que é normal após certo tempo de uso do veículo e quilometragem. Geralmente a retífica das peças do motor é recomendada quando o carro atinge o limite de 200.000 km rodados.

Principais sintomas que indicam a necessidade da retífica do motor

  • Consumo excessivo de óleo de motor e combustível
  • Perda de potência
  • Superaquecimento
  • Luz indicadora da pressão de óleo acessa constantemente
  • Excesso de fumaça saindo do escapamento
  • Fortes barulhos vindos do motor

Situações que podem contribuir para a retífica do motor antes do previsto

Fatores como rompimento da correia dentada, falta de óleo lubrificante ou em nível baixo, sair como o motor frio e a falta de manutenção preventiva podem contribuir para uma retífica prematura. Completar o óleo, um costume muito adotado entre os donos de veiculos, também é um fator de risco para a vida útil do motor. Quando o nível do óleo é apenas completado, ocorre acumulo de óleo velho, criando uma borra nociva que vai trancar o motor. Procure, sempre, fazer a troca de óleo com profissionais especializados.

Tipos de retífica de motores

A retífica pode ser dividida em parcial e completa. Na primeira opção, poderão ser restauradas somente a parte de cima do cabeçote (bloco, válvulas, guias, sedes e comando de válvulas) ou da parte de baixo do motor (bloco, camisas, virabrequim, pistões, bielas). No caso da retifica completa, ambas as partes são restauradas.

É importante que esse tipo de serviço seja feito por uma oficina especializada, a Dinamicar Pneus, que vai indicar a melhor opção de retífica para o seu veículo. O diagnóstico depende de uma avaliação criteriosa por parte do mecânico, para que não sejam feitos reparos desnecessários que possam comprometer ainda mais o funcionamento do carro, contribuindo para a diminuição dos custos de manutenção.

Após feito o serviço, o motor deve apresentar as mesmas características normais de funcionamento e de desempenho. Um trabalho mal feito pode deixar o carro parado por mais tempo na oficina, resultando na necessidade de uma nova retífica ou na impossibilidade de recuperação do motor.

Dica Dinamicar Pneus

Fique atento ao nível de óleo do motor e ao prazo das revisões preventivas do seu veículo. Confira mais dicas de como manter o seu veículo em dia com a manutenção no blog da Dinamicar Pneus .

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