Dê vida útil ao seu pneu

Logo da Dinamicar Pneus 03 set 2010
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Uma boa conservação dos pneus garante a sua segurança e a de seu veículo, além de contribuir para a redução de consumo de combustível. Essa boa conservação pode ser alcançada por meio de cuidados que previnam o desgaste prematuro dos pneus. Algumas dicas são dadas a seguir:

  1. Procure seguir as recomendações do manual do proprietário quando for escolher a medida e o modelo de pneu para o seu carro.
  2. Calibre os pneus uma vez por semana, quando ainda estiverem frios, pois, nesse estado, não há modificação em sua pressão (siga as recomendações do manual do proprietário).
  3. O rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km, ou quando notar que estes estão desgastando de maneira irregular.
  4. Quando os rolamentos das rodas, buchas da suspensão e eixos apresentam defeitos, podem contribuir para o desgaste prematuro dos pneus.
Estrutura do Pneu

A importância da pressão correta.

Para que a vida útil do pneu seja prolongada, a pressão do ar não pode estar nem muito baixa, nem muito alta, tendo como referência os valores recomendados pelo manual do proprietário de seu veículo. Saiba como a pressão baixa ou alta pode afetar diretamente o pneu.

Pressão baixa:

A baixa pressão faz com que o pneu tenha sua área de contato com o solo alterada, o que provoca desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem e dos “ombros”. Isso diminui sua durabilidade e aumenta o consumo de combustível.

Pressão alta:

Também altera a área de contato do pneu com o solo, o que ocasiona desgaste acelerado no centro da banda de rodagem e reduz a durabilidade do pneu. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais suscetível a cortes e impactos.

Como fazer rodízio de pneus do carro.

O rodízio de pneus prolonga consideravelmente sua vida útil. Aqui, tem-se algumas dicas para fazer o rodízio:

  1. Recomenda-se fazer o rodízio a cada 10 mil Km rodados.
  2. A troca (pneus normais) deve ser feita em formato de X. De tal modo que o pneu dianteiro direito fique no lugar do pneu traseiro esquerdo e pneu dianteiro esquerdo no lugar do pneu traseiro direito. Com a troca, as partes do pneu que ficavam para fora do carro, passam para dentro e vice versa, o que equilibra o desgaste dos pneus.
  3. Os pneus mais novos devem ser colocados no eixo traseiro. Esta medida visa a garantir melhor aderência nas curvas, maior estabilidade na frenagem, etc.
  4. Para que os pneus não continuem sendo gastos de maneira desigual, é necessário fazer o balanceamento e o alinhamento após cada rodízio de pneus.
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