Alinhamento, Balanceamento e Cambagem

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nossos serviços? Ligue para a Dinamicar!

ALINHAMENTO

Diz-se que um veículo tem a direção adequadamente alinhada quando todos os componentes da suspensão e da direção se encontram em boas condições, funcionam corretamente e sem desvios. É necessário um alinhamento apropriado para que o desgaste da escultura dos pneus seja uniforme e as curvas levadas de modo preciso.

Um desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros, mudanças na condução do veículo ou na resposta à viragem podem ser indicação de desalinhamento. Hoje em dia muitos veículos vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para manter o alinhamento correto.

Pneus alinhados corretamente têm sua vida útil prolongada. Basicamente, o processo de alinhamento consiste em garantir que os grupos jante-pneu funcionem paralelamente uns aos outros e que mantenham contato com o solo no ângulo apropriado. Ou seja, trata-se de ajustar as relações entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas do veículo.

É preciso compreender, entretanto, que as peças da suspensão automotiva devem estar em perfeita ordem para que o serviço fique 100%, uma vez que as peças de um carro trabalham em conjunto.

Servicos Alinhamento, Balanceamento e Cambagem

BALANCEAMENTO

É o processo de equilibragem estática e dinâmica do conjunto pneu/roda. É feito posicionando contrapesos de chumbo na roda de modo que isso torne-a equilibrada no todo. O serviço melhora a dirigibilidade de maneira considerável, reduz o consumo e evita desgaste dos pneus, e danos a peças sensíveis.

Quando deve ser feito:

  • Preventivamente, a cada 10.000 Km rodados;
  • Sempre que houver troca dos pneus;
  • Quando for feito algum reparo em pneus ou câmaras;
  • Quando forem identificadas vibrações ou ressonâncias;
  • Sempre que elementos do conjunto rodante forem substituídos (por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc).

CAMBER E CASTER

O que é Camber?

Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado “ângulo de cambagem” (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem fora dos parâmetros originais do veículo pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência à deriva (puxando) para o lado positivo.

O que é Caster?

O angulo de caster é o ângulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção, permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um ângulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida útil do automóvel.

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nessos serviços? Ligue para Dinamicar!