Manutenção de ar-condicionado automotivo


Higienização

A higienização do seu ar-condicionado automotivo consiste em mantê-lo limpo para evitar que os passageiros sofram com problemas respiratórios e odores desagradáveis. Na higienização é importante que o cliente opte pela troca do filtro anti-pólen.

O filtro é responsável por reter os detritos. Quando muito sujo, pode reduzir consideravelmente a quantidade de ar enviada para o compartimento dos passageiros, diminuindo também a capacidade de refrigeração. A ozonização tem o objetivo de eliminar odores para que o uso do sistema seja agradável.

Manutenção do sistema

Carga de gás

O gás refrigerante é responsável pelo resfriamento dos dutos por onde passa o ar. Sem ele, o ar-condicionado não funciona. Esse é um dos problemas mais comuns desse tipo de sistema. Entretanto, o gás só acaba quando há vazamento, que deve ser verificado com contraste para a identificação e correção do problema. Consertado o vazamento, o gás deverá ser recolocado junto com óleo lubrificante.

Conserto do sistema elétrico e ventilação forçada

Em alguns casos o ar-condicionado simplesmente para de funcionar por algum problema no sistema elétrico, que é composto por fusíveis e relês. Aqui, nós conferimos tudo para garantir um pleno funcionamento. Além disso, também verificamos o funcionamento da ventilação forçada do painel, que é quem dá vida ao seu ar-condicionado.

Retífica e troca do compressor

É o coração do sistema de ar-condicionado, pois é ele que faz o sistema acontecer. Tem o objetivo de comprimir o gás e devolvê-lo ao estado líquido, reiniciando o processo. É uma peça mecânica que depende de correias ligadas ao motor, e entra em funcionamento a partir do acionamento de um botão de liga e desliga no painel. Aqui, nós verificamos a sua integridade e indicamos a necessidade de uma retífica ou de troca da peça.

Conserto de condensador e eletroventilador

O conjunto fica localizado junto do radiador e tem o objetivo de reduzir a pressão do gás que sai do compressor. Isso é realizado pelo eletroventilador que, se apresentar mau funcionamento, compromete o sistema, principalmente o compressor que pode deixar de funcionar. Fazemos a troca das peças em caso de problemas.

Conserto de mangueiras

O sistema de ar-condicionado é conectado por mangueiras de borracha e tubulações metálicas. Em caso de rompimento, o gás irá vazar. É importante sempre verificar a integridade destas peças.

Troca do filtro de secagem e válvula de expansão

O filtro de secagem tem por objetivo reter a umidade. Seu mau funcionamento pode obstruir a passagem do gás, que não chegará ao painel do carro. A válvula de expansão transforma o líquido refrigerante em gás, numa liberação controlada que provoca o resfriamento das serpentinas. Sem essa válvula, não haveria qualquer mudança de temperatura.

Limpeza de Sistema

Esse procedimento é anterior à colocação do gás. Qualquer impureza no sistema, até mesmo ar externo, pode impedir a circulação do gás e provocar a quebra do compressor. Por isso, a limpeza é um passo fundamental.

Conserto do evaporador

O evaporador fica localizado no painel, e guarda as serpentinas que são refrigeradas e modificam a temperatura do ar. Problemas como vazamento de gás nessa peça não são muito comuns, mas caso ocorram, é preciso analisá-la. Realizamos o reparo da peça ou mesmo sua troca em caso de necessidade.

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!