Pastilha de Freio em Geral

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Dicas de manutenção

Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios?

Composto por elementos de fricção e de sistema hidráulico, o sistema de freios é um item de segurança do veículo e sua manutenção deve ser feita por especialistas. Os componentes de fricção são todos aqueles que agem empregando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos tem função de potencializar as forças das peças que entram em atrito ou são utilizadas para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.

manutenção de pastilhas de freio na Dinamicar

As peças de fricção são:

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
  • Pastilha de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
  • Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são:

  • Cilindro mestre –  direciona o fluido de freio em cada roda.
  • Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio, que por sua vez acionará todo o sistema.
  • Cilindro de roda – é um componente que aciona o freio traseiro quando utilizar o sistema com tambores.
  • Pinça de freio – é a peça onde se encaixam as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos, pressiona as pastilhas de encontro com o disco.

Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios?

São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Listamos abaixo os mais comuns.

  • Chiado quando se freia
  • Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
  • O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
  • O pedal de freio pulsa quando acionado
  • O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
  • A luz do painel se acende
  • Os freios não tem potência

Quais são os perigos do desgaste excessivo dos freios?

  • Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
  • Menor estabilidade em curvas
  • A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10% menor que o normal
  • O sistema de freios ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
  • Maior distância de frenagem
  • Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
  • Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos
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