Suspensão Automotiva

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nossos serviços? Ligue para a Dinamicar!

O que é Suspensão automotiva

A suspensão é o conjunto de peças responsável por unir a roda ao chassi do seu carro. É composta por diversas peças fundamentais para o equilíbrio e segurança no uso do equipamento. Uma suspensão em dia com a manutenção ajuda a economizar combustível e pneus, além de trazer conforto aos passageiros do carro. Quem já experimentou utilizar um automóvel com danos à suspensão sabe que os ruídos e a falta de estabilidade são vilões e podem trazer insegurança.

Manutenção de suspensao automotiva na Dinamicar Pneus

Quais são os principais itens da suspensão automotiva

Bandeja de suspensão

Funções da bandeja:

  • Ligar a roda ao chassi;
  • proporcionar movimentos verticalizados às rodas;
  • evitar que as rodas se movimentem para frente e para traz durante uma frenagem;
  • suportar diversas forças exercida pelas rodas em relação ao chassi.

A bandeja possui buchas e parafusos que devem ter sua integridade sempre mantida. São duas as conexões com o chassi, enquanto com a roda é apenas uma. O pivô, é o responsável por essa ligação e deve ser sempre checado nas revisões de suspensão. Recomenda-se a substituição quando essas buchas apresentam folga, ou danos estruturais.

Barra estabilizadora

Esse componente tem a função de manter o chassi intacto diante das diversas forças aplicadas no uso do carro. Ela deve manter, por exemplo, o chassi sem torcer em uma curva, resistindo às forças de cisalhamento. Além disso, ao deslocar peso de uma roda para outra, o que aconteceria sem a barra, a estabilidade seria prejudicada, aumentando o desgaste dos pneus e compromete a dirigibilidade.

Bieleta

A bieleta é uma peça complementar que liga o conjunto de suspensão à barra estabilizadora. Sua função é melhorar o contato dos pneus com o solo, dando maior estabilidade, evitando desgaste do conjunto. A substituição deve ser considerada com folgas. Nesse caso, os ruídos são facilmente ouvidos.

Amortecedor e mola

É a peça responsável pela estabilidade e absorção de impactos nas rodas em relação ao chassi. Ele faz a conexão entre a roda e a torre do carro, sendo fundamental na fixação de todo o conjunto. O conforto dentro do habitáculo é muito superior com amortecedores novos. Junto com ele, funciona a mola automotiva, que ajuda a dar a altura ideal ao chassi em relação ao solo e ajuda o amortecedor a voltar a sua posição inicial. Os amortecedores devem respeitar a vida útil do fabricante.

Braço Axial

A função desta peça é ligar o sistema de direção (hidráulica ou mecânica) às rodas do carro. É o braço axial que vai dar a direção que você deseja ao girar o volante. Sua estrutura deve estar sempre intacta e sem folgas. Qualquer mínimo dano a esta peça deve ser considerada a substituição.

Homocinética e semi-eixo

Ao pisar no pedal do acelerador, o motor se movimenta, transmiteindo o movimento ao câmbio que, por sua vez, dá movimento às rodas por meio de semi-eixos que a tracionam. A homocinética, por sua vez, é a peça que possibilita receber essa tração mesmo em circunstâncias em que a roda não está alinhada com o semi-eixo. Caso não existisse a homocinética, só seria possível tração em linha reta.

Essa peça costuma apresentar problemas apenas quando sua coifa plástica se rompe e o proprietário não realiza a substituição. Por isso, faça revisões regulares.

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nessos serviços? Ligue para a Dinamicar!