Troca de Amortecedores

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nossos serviços? Ligue para a Dinamicar!

O que são amortecedores automotivos?

Os amortecedores são os componentes que proporcionam segurança e conforto aos passageiros durante a condução. No quesito segurança, pode-se ressaltar sua importância falando de estabilidade. Não é possível tê-la com amortecedores danificados. Além disso, na frenagem, a atuação dessa peça é fundamental para o equilíbrio, sendo fator diferencial na distribuição de peso entre as rodas.

É também função dos amortecedores manter a estabilidade e conforto em buracos, curvas e valetas, impedindo movimentos perigosos e evitando que o carro saia da estrada, além de evitar que o chassi sofra danos estruturais provenientes dos impactos.

amortecedor e suspensão

Desgaste dos amortecedores

O desgaste dos amortecedores acontece de modo lento e progressivo, por isso é importante realizar a manutenção periódica preventiva. O desgaste excessivo dos amortecedores pode causar:

  • Aumento do tempo de reação do condutor.
  • Vibração nos faróis dianteiros, que acabam não iluminando uniformemente, o que pode ofuscar os condutores que circulem em direção contrária.
  • Maior desgaste dos pneus, aumentando a insegurança.
  • Aumento na distância de frenagem de emergência e a probabilidade de acidente.
  • Maior risco de aquaplanagem.
  • Redução na estabilidade do veículo nas curvas ou em rajadas de vento cruzado.
  • Transmissão dos impactos ao chassi, causando risco de dano estrutural.

Conselhos de manutenção

Procure sinais de fuga de gás ou de óleo no amortecedor e também comportamentos anômalos nas molas. É recomendável mudar os amortecedores sempre aos pares, revê-los depois de cada 20.000 km ou substituí-los depois dos 50.000 km rodados, aproximadamente.

Ligar para a Dinamicar

Interessado em nessos serviços? Ligue para a Dinamicar!