Sistema elétrico: cuidados e manutenção

15 mai 2015                   0 Comentário Eletricista auto

O sistema elétrico veicular é responsável por fornecer a energia necessária para que o carro possa se locomover e fazer com que os acessórios funcionem. Em média, cerca de 1000 metros de fio fazem a união dos componentes elétricos. Todos os fios possuem cores variadas para facilitar a identificação de onde cada um fica alojado.

Somente os cabos que são ligados à bateria e os cabos de alta tensão da ignição apresentam cores únicas. Cada cor dos fios representa um código de identificação, para facilitar a localização do circuito ao qual pertence, facilitando a execução do reparo.

Funcionamento do sistema elétrico

A bateria é responsável por armazenar energia e fornecê-la ao automóvel quando o motor estiver parado. Quando o carro desenvolve acima da marcha lenta, o alternador fica encarregado em suprir a energia do automóvel e carregar a bateria. O sistema elétrico é fundamental para manter funcionando as luzes, limpadores e outros acessórios que necessitem de energia.

Quando o motor está parado, é gerada no veículo uma tensão através da bateria de 12 volts, já com o alternador funcionando é gerada uma corrente de aproximadamente 14,8 volts, e, incluindo a energia gerada através do sistema de ignição, essa tensão é elevada para 30.000 volts.

O sistema elétrico produz a faísca necessária para a combustão dos cilindros, além de possibilitar a partida do veículo através do motor de arranque. O sistema elétrico dos veículos é divido em cinco circuitos: circuito de ignição, circuito de arranque, circuito da carga da bateria, circuito das luzes e circuitos acessórios. Cada conjunto de fiação é acionado pelo interruptor de ignição e protegido por um fusível.

Partida no motor em dias frios

Fusíveis

Em dias muito frios o sistema elétrico precisa de mais força para funcionar e dar a partida do veículo. Esse fenômeno ocorre porque o óleo do motor fica em estado mais denso, exigindo mais do motor de partida. Caso o arranque esteja com problema, o carro não irá pegar. A bateria descarregada em alguns casos não é sinal de defeito, é preciso verificar se está ocorrendo alguma fuga de carga.

Cuidados com o sistema elétrico dos veículos

  • Nunca ligar o veículo com componentes elétricos em funcionamento
  • Caso o motor não funcione, espere alguns segundos até a próxima tentativa
  • Não force a partida

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Caso o veículo não pegue na primeira tentativa, espere alguns segundos antes de tentar novamente, e, se o problema persistir, confira se há algum cabo ou conector solto. Se nada funcionar, leve o veículo até uma oficina especializada para diagnosticar o problema.

Geralmente, o problema mais comum é a descarga excessiva da bateria, provocada pelo excesso de equipamentos instalados ou fuga de corrente por alguma parte do chicote. A manutenção do seu carro está garantida na Dinamicar Pneus, contamos com profissionais qualificados para fornecer à você o melhor atendimento. Visite a nossa loja de pneus na Barra da Tijuca, uma das 7 unidades Dinamicar Pneus, e comprove a qualidade dos nossos serviços.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.