O que é sonda lambda e qual a sua função na injeção eletrônica

02 set 2015                   Comentários desativados em O que é sonda lambda e qual a sua função na injeção eletrônica Sonda Lambda

A injeção eletrônica é o sistema responsável pela alimentação de combustível necessário para o funcionamento do motor em todas as suas fases. É um sistema muito funcional, mas que carece de cuidados. A sonda lambda é parte desse sistema complexo e que faz o seu carro consumir mais ou menos, de acordo com sua condição. Entender a sua importância é conseguir avaliar o seu funcionamento em diversas situações.
Para a maioria dos profissionais, ela é o coração do sistema de injeção e tem o funcionamento complexo. É responsabilidade dela fazer a medição do oxigênio presente nos gases liberados pelo motor e confrontar com o oxigênio de amostragem do sensor. É com base nesses dados que há o cálculo estequiométrico para o pleno funcionamento da máquina. Ou seja, é ela a responsável pela mistura ideal entre ar e combustível, usando o conceito do fator lambda.

Entenda o fator lambda

Não existe queima de combustível sem ar. É possível até sem centelha, já que o diesel explode por compressão, mas sem ar é impossível. O fator lambda é a razão de equivalência entre a mistura ar-combustível real e a relação que o sistema considera ideal para essa composição. É o fator lambda que decide se a mistura está rica, ideal ou pobre. O funcionamento do motor depende, e muito, dessa leitura precisa.

Entenda o motivo de sua localização na descarga do automóvel

A sonda deve captar os gases dos 4 cilindros para que o cálculo seja preciso. Só que para isso, bastava ficar em algum ponto do cano de descargas. Mas ela é localizada bem próxima ao motor. Para o pleno funcionamento, a peça que é constituída de dióxido de zircônio, ao ser exposta a uma temperatura de 300º ou mais, passa a ser um importante condutor de íons de oxigênio. Ou seja, para seu funcionamento pleno, é preciso atingir essa temperatura. Já existem carros que para afastar um pouco da saída, a fim de melhorar a precisão da leitura, colocaram junto à peça uma resistência que faz ela atingir os 300º.

Faça revisões periódicas no sistema de injeção eletrônica

A Dinamicar Pneus, além da mais completa loja de pneus no Rio de Janeiro, também possui os melhores profissionais para a manutenção da sua injeção eletrônica. São muitas peças que compõem o sistema e para uma avaliação precisa, é necessário contar com computadores de diagnóstico como é o caso do Kaptor 2000, famoso aparelho de detecção de problemas na injeção. Conheça as nossas lojas, sempre haverá uma perto de você!
A rede Dinamicar conta com loja de pneus em Campo Grande e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.