Sono ao volante: não dirija sob efeito do cansaço!

29 mar 2016                   0 Comentário Sono ao volante

Ao dirigir, assumimos uma grande responsabilidade, já que qualquer ação malfeita pode ter consequências muito graves. O sono ao volante é uma das práticas mais perigosas que existem porque chega a ter os mesmos efeitos que estar embriagado: ele diminui a concentração, a habilidade e o reflexo. Isso não deixa que a atenção esteja voltada cem por cento à tarefa em questão e a probabilidade de estar envolvido em um acidente aumenta.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Sono (ABS) revela que a sonolência é causa de 30% das mortes em rodovias no Brasil e 60% dos acidentes de trânsito, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Esses números alarmantes mostram como, mesmo sabendo dos possíveis riscos, muitas pessoas ainda decidem dirigir sob essas condições, colocando em perigo não só a própria vida, mas a dos outros também.

Como saber quando o sono se torna uma ameaça

    • Quando você já trabalhou por mais de nove horas e sente muito cansaço
    • Pessoas que sofrem de obesidade ou que mantêm uma dieta de altas calorias (tendem a estar mais sonolentos antes de dirigir)
    • Teve uma noite de sono ruim e não consegue se concentrar ou parar de bocejar
    • A cabeça parece mais pesada e há uma dificuldade para manter os olhos abertos
        Se você sentir algum dos sintomas mencionados, seja responsável e pare para descansar. Evite ser mais um na estatística dos acidentes.

Como se manter acordado

É comum achar que bebidas energéticas ou o cigarro vão solucionar o problema, mas a verdade é que só serão resultados temporários. O que realmente vai te manter alerta e em ótimas condições para conduzir é o descanso, já que ao dormir nosso organismo repõe a energia necessária para realizar as atividades do dia a dia. Quando adiamos o descanso ou não obtemos a quantidade suficiente de sono, uma série de consequências pode se desencadear. Estar em boa saúde é um fator de grande importância, mas cuidar do nosso carro também é. A Dinamicar Pneus oferece todos os serviços de manutenção automotiva necessários para deixar seu carro em ótimas condições e pronto para enfrentar qualquer estrada. Visite uma das nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.