Superaquecimento dos freios, entenda um pouco deste problema

06 abr 2016                   0 Comentário disco de freio incandescente

A única certeza de que se tem é que quando um carro entra em movimento ele precisará retornar alguma hora ao repouso. Física pura, não é mesmo? O funcionamento desse sistema, seja nos freios a disco ou tambor e sapatas, é baseado em atrito, fricção. O seja, é baseado na geração de calor. Para a eficiência dos freios, o sistema deve estar aquecido. Mas no ponto certo! Calor de menos provoca ineficiência do sistema, da mesma forma que o superaquecimento, tema central deste post, pode provocar falha total nos feitos, o que pode provocar acidentes graves.

O freio com temperatura em excesso danifica seus componentes, como pastilhas e discos, além das lonas e sapatas, e ainda pode perder a capacidade de frenagem. Os rolamentos são totalmente comprometidos, o que pode provocar travamento do sistema, que também pode ser muito perigoso para a operação.

Superaquecimento pode danificar os talões dos pneus

O talão do pneu é a parte que entra em contato com as rodas, que, por sua vez, estão recebendo um calor muito acima do normal com o superaquecimento do sistema de freios. Esse pneu possui uma temperatura máxima de trabalho. A partir do momento em que essa temperatura se excede, rachaduras começam a aparecer nos pneus, o que pode provocar um estouro subsequente que, em velocidade, pode ser causa de um acidente. Ou seja, é preciso entender a importância dos freios para a segurança em um âmbito geral.

Para não ficar em risco, a cada 5 mil km faça uma revisão nas pastilhas. Não deixe de verificar as lonas e sapatas também e é importante ressaltar que esse mecanismo tende a superaquecer com mais facilidade. Ou seja, carros com freios na traseira a tambor, o mais normal, devem ter cuidados, por exemplo, na descida de ladeiras.

Visite a Dinamicar Pneus e avalie com precisão a condição dos seus freios. Temos equipamentos de diagnósticos que protegem você e sua família com revisões completas no sistema de freios, bem como revisão geral no carro. Procure uma de nossas unidades e peça uma avaliação!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.