Tração dianteira x tração traseira

13 nov 2015                   Comentários desativados em Tração dianteira x tração traseira tração traseira

Quando o motor gira, a potência gerada é enviada às rodas por meio de um sistema de transmissão. Essa tração pode ser dianteira ou traseira, ou ainda pode combinar ambas. De acordo com a posição do motor, podem ser alterados, inclusive, a dirigibilidade e o gasto de pneus. O sistema de tracionamento usado é o de tração dianteira, por algumas questões de ordem prática.
Carros de tração dianteira tendem a:

  • Aproveitar mais o espaço interno, já que não necessita do eixo cardã que faz a transmissão da potência às rodas traseiras. Exceto Fusca e alguns outros modelos, aos quais o motor se posiciona na traseira, é mais comum o carro alocar o motor e a caixa de câmbio na frente.
  • Gastar menos combustível: já que a transmissão é passada direta às rodas, a perda com engrenagens evita gastos maiores de combustível.
  • Perder menos potência: pelo mesmo motivo anterior, quando há necessidade de mais engrenagens, há perdas significativas de potência.
  • Ter menos potência para subir ladeiras. A tração traseira, por sua vez, tende a ter maior aderência das rodas motrizes com a superfície, o que em ladeiras ajuda no deslocamento.
  • Sair mais de frente, o que no conceito geral é mais fácil de recuperar do que quando o carro sai de traseira, comum nos carros de tração traseira.

Tração traseira tende a usar motores mais potentes

Esse tipo de tração tende a ser um pouco mais esportiva. Nesses modelos, é possível realizar curvas mais fechadas e com maior velocidade, ajudados pela boa aderência das rodas tracionadas. Muitos esportes usam esse conceito justamente pela facilidade em executar curvas e facilitar o controle do veículo. Dificilmente serão vistos carros de baixa potência com o uso de tração nas rodas traseiras.
Em ambos os casos, o desgaste das peças da suspensão automotiva depende da forma de uso, mas os carros de tração traseira tendem a consumir mais os pneus das rodas motrizes.

Dinamicar Pneus é sua opção para diversos tipos de peças e pneus

Quando você tiver alguma dúvida sobre o comportamento do seu carro, a Dinamicar Pneus tem profissionais que podem atender seus questionamentos de maneira rápida e eficiente. Temos diversas soluções em pneus e outros segmentos, como amortecedores, pastilhas de freios e muitos outros produtos e serviços. Visite uma de nossas lojas.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.