Transferência de documentos e legalização de veículo

16 abr 2015                   0 Comentário Pneus enfileirados

A transferência de documentos equivale a fazer atualização e legalização de informações cadastrais junto à base de dados do DETRAN, bem como na Base Índice Nacional (BIN) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), requisitos básicos para se emitir a documentação do carro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a legalização de veículo, quando se trata de transferência de propriedade, tem prazo para todo processo de 30 dias.

Cada estado tem regras diferentes, embora algumas sejam comuns a todas as unidades da federação. Aqui, no Blog da lojas de pneus no Rio de Janeiro, Dinamicar Pneus, teremos como base o Estado do Rio de Janeiro. Vamos ver quais os caminhos necessários para a regularização de documentos no estado fluminense.

Documentos necessários para transferência de veículo

Certificado de Registro de Veículo (CRV), original, preenchido, assinado, (com reconhecimento de firma), datado pelo vendedor, e também pelo comprador do carro.

Cópia autenticada do contrato social para certificar se a pessoa que assinou é realmente autêntica (vendedor e comprador). Em caso de leilão, também é preciso a cópia autenticada do edital de convocação e do estatuto com data da última assembleia.

Certidão Negativa de Débito (CND). Caso o vendedor seja pessoa jurídica, e o carro ultrapassar o valor estabelecido pelo Ministério da Previdência Social, será preciso Certidão Negativa de Débito com Efeitos Negativos (CPD-EN), do INSS. Além desses documentos, deve ser Pago um DUDA, no valor de R$ 114,68

Como o carro precisa estar

  • O carro precisa estar vistoriado
  • O CRV preenchido corretamente e sem rasuras
  • Requerimento de transferência com cópia autenticada
  • Caso o carro seja de outro estado, o reconhecimento de firma precisa conter sinal público de um tabelião do Rio de Janeiro

Procedimento para transferência

Todas as taxas de serviços devem estar pagas, como débitos de multas vencidas ou mesmo a vencer. Seguro obrigatório, IPVA, Documento de Arrecadação do Detran e a taxa de vistoria. Para isso é importante que se faça antes, uma revisão na manutenção do carro.

Depois, agendar o serviço pelo próprio portal do Detran ou pelo atendimento telefônico. Em caso de cidades do interior do estado, o mais indicado é procurar o Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) ou o Ciretran mais próximo.

Manutenção do veículos no Rio de Janeiro

Fazer a manutenção do veículo é fundamental. Assim, na hora da transferência ou vistoria não haverá surpresa. A loja de pneus Dinamicar Pneus em Bonsucesso oferece os serviços de balanceamento, alinhamento, troca de óleo e todo serviço de manutenção do veículo.

Além disso, a Dinamicar conta com a maior rede de loja de pneus do Rio de Janeiro. Para maiores informações, passe em uma loja Dinamicar Pneus.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.